Autoconhecimento e a autorregulação são habilidades que permitem um domínio sobre os seus sentimentos e emoções. Com essas habilidades conseguimos identificar e ponderar os pontos fortes, os de melhoria, aceitação de nossas imperfeições e a capacidade de enfrentar obstáculos, refletindo diretamente no desempenho pessoal e profissional.
Autoconhecimento e autorregulação
Dessa forma, o autoconhecimento é a capacidade de que temos de nos conhecer e reconhecer nossas próprias emoções e sentimentos. Já a autorregulação é a capacidade de equilibrar as emoções percebidas, ou seja, identificar as emoções e quais são os gatilhos que nos levam a ter certos comportamentos.
A ideia é conseguir gerenciar as reações e mudar o direcionamento de nossas ações, contribuindo para um comportamento certeiro e equilibrado.
Não é segredo que os desafios do mundo acadêmico e a rotina do trabalho reflitam diretamente em diversas áreas da vida.
Afinal, estagiar e estudar, por exemplo, pode trazer muitos sentimentos, tais como preocupações com o desempenho acadêmico, expectativa de uma contratação, inseguranças, autocobrança, entre muito outros.
Investir no autocuidado para uma trajetória saudável
Além disso, o autocuidado é necessário para se construir uma trajetória saudável e de sucesso, evitando adoecimentos que podem refletir na carreira profissional e vida pessoal.
As exigências sempre ocorrerão, porque estamos falando de um mundo acadêmico que exige esforço para uma boa formação. Já no trabalho, é um ambiente que você não para de se desenvolver e, claro, nesse processo de evolução, irão aumentar as exigências.
Entretanto, é necessário que no mesmo passo que se busca o desenvolvimento profissional também se mover em busca de equilíbrio emocional.
Isso irá contribuir para uma vida saudável e equilibrada, evitando adoecimentos.
Confira algumas dicas:
Caso não consiga visualizar, clique aqui.
Por fim, caso você tenha se identificado com esse tema e sente a necessidade de uma orientação, nos procure! Estamos aqui para contribuir com uma jornada acadêmica mais saudável.
Érica Fregonesi Domingues (psicóloga Casa SP): erica.domingues@ibmec.edu.br