Gestão do tempo: saiba como organizar seus estudos

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

É preciso aprender a estudar de forma eficiente e eficaz. Sendo assim, saber fazer a gestão do tempo é imprescindível. Decorar a matéria não funciona, porque você não irá compreender e memorizar o texto, isso será esquecido em breve ou logo após a prova.

Além disso, estudar na noite anterior também não colabora, com a mente cansada, então, provavelmente não alcançará o resultado desejado.

Saber estudar com qualidade é importante

Muitos são os que se preocupam em atingir uma nota, mas lembre-se que quantidade não é indicador de qualidade. É preciso estudar com qualidade para absorver e compreender uma disciplina, já que isso terá um efeito na sua vida profissional.

Afinal, conforme aumenta o grau de exigência acadêmica, esse modelo de “decorar” ou “estudar durante a noite anterior” começam a falhar. Dessa forma, estamos falando sobre uma construção e preparação profissional.

É muito importante se observar e começar a compreender como você constrói o conhecimento, facilitando a compreensão de seu formato para estudar, pois cada um tem seu formato particular de aprendizado.

Ter alguns hábitos que ajudam em uma rotina produtiva

Neste artigo trazemos algumas dicas que vão despertar sua reflexão sobre seus hábitos e com certeza contribuirá com seu melhor aproveitamento e desempenho, mas antes, é importante lembrar que:

Estudar exige às vezes uma mudança de rotina, de hábitos, horários, sendo necessário um cronograma para auxiliar. Nada acontece sem um esforço. Portanto, lembre-se sempre de seus objetivos futuros e dedique-se aos estudos. Vai valer muito a pena.”

Começamos nossa conversa destacando a atenção e foco, pois manter elas na hora de estudar pode ser uma tarefa difícil, muito se pede para focar nos estudos, mas pouco de explica como atingir esse objetivo. Então, vamos lá:

  • Evite distrações, procure um local silencioso e organizado;
  • Para estudar e evite utilizar celulares e outras meios de comunicação e eletrônicos que distraem sua atenção e foco nos estudos e tarefas.
  • Planeje o dia e programe o seu período de estudos. Porque estar no controle da situação é muito importante, também te auxiliará nos estudos, direcionando bem a sua atenção e foco, evitando as possíveis distrações.

Um outro destaque nos estudos vai para a utilização do pensamento crítico, que é dividir os estudos/leitura em partes e se questionar sobre o que está lendo e trazendo comparações para situações cotidianas, isso facilita a compreensão e absorção do conteúdo.

Siga essas dicas para se organizar e fazer a gestão dos estudos:

  • Seja criativo, estude para além do conteúdo oferecido em sala;
  • Aprenda a transformar o assunto estudado de forma interessante, busque vídeos, podcast, leituras e informações que estimule seu aprendizado e compreensão sobre o tema;
  • Pense na possibilidade de criar um grupo de estudos, a troca de informações e compreensões facilita o aprendizado a absorção de conteúdo;
  • Manter uma boa comunicação para os estudos é importante, principalmente para apresentação de trabalhos, compreender e treinar.
  • Faça perguntas a si mesmo sobre sua apresentação, treine junto aos colegas, familiares, sozinho ou grave sua apresentação. Esse exercício te auxiliará a avaliar o conteúdo posteriormente e buscar melhorias.

*Lembre-se que disponibilizamos no Ibmec as monitorias e laboratórios de exatas que contribuem muito com seus estudos.

E claro, não poderia deixar de destacar que aliados para um estudo com qualidade temos que nos atentar e cuidar de uma alimentação balanceada (contribui em propriedades para que seu cérebro absorva os conteúdos)!

  • Descanso (relaxa mente e corpo)
  • Atividades físicas e lazer  (auxiliam no alívio do estresses e ansiedade); 

Esse conjunto de autocuidado, equilibra e auxilia nossa mente a descansar e absorver o conteúdo acessado.

Portanto, assim como nosso corpo nossa mente também precisa ser cuidada, de nada adianta passarmos horas estudando se nosso corpo não está bem.

Confira o infográfico

Infográfico com dicas para o estudante de como fazer a sua gestão do tempo para organizar os estudos

* Lembrete: Não deixe para amanhã as atividades e estudos que você pode realizar hoje! A procrastinação está relacionada com ansiedade e baixa autoestima. Se perceba e busque ajuda se sentir muita dificuldade e necessidade.

Dicas rápidas para organizar os estudos

*Importante:  se sentir que manter a atenção ou o foco é muito difícil e até mesmo impossível, procure um profissional qualificado que possa lhe ajudar de forma eficaz. Porque essas dificuldades nem sempre são apenas falta de interesse.           

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios