Docente do Ibmec RJ dá dicas de como se planejar financeiramente em 2021

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Chegamos em dezembro e, com ele, vem a vontade de fazer planos para o próximo ano. Para muita gente, as resoluções de Ano Novo incluem “sair do vermelho”. O professor de Finanças Corporativas e Avaliação de Empresas do Ibmec RJ Luiz Ozório diz que não só é possível elaborar um planejamento financeiro pessoal em momentos de crise, como “é ainda mais importante fazê-lo em períodos como esses”.

“As crises muitas vezes nos ajudar a eficientizar nossos orçamentos, nos forçando a pensar em formas mais econômicas para viver”, diz o professor. “O papel do planejamento não é definir o que vamos fazer no futuro, mas sim nos ajudar a pensá-lo e buscar alternativos para os cenários que podem se descortinar”. Confira as dicas do professor para fazer um planejamento eficiente:

1. Orçamento: É importante conhecer suas contas. “Elabore um levantamento dos seus gastos, agrupe os gastos em categorias e verifique o peso de cada uma delas (alimentação, moradia, educação, vestuário, lazer etc). Depois analise suas receitas (salários, aluguel recebido de imóveis, rendimentos de aplicações financeiras, distribuição de lucro de empresas etc.). De posse dessas informações, verifique: o saldo ao final do período analisado (sobra ou falta), se os gastos estão sendo adequados e necessários, na possibilidade de reduzir gastos refaça seu orçamento, se sobrar dinheiro em suas projeções defina objetivos para estimular a poupança (comprar uma casa, trocar de carro, juntar para uma viagem etc)”.

2. Controle: Verifique se seus orçamentos se concretizam na prática. “Analise periodicamente se o realizado “bate” com o orçado, as diferenças entre os resultados e refaça o orçamento para o futuro se verificar a necessidade, ou repense o que pode ser feito para corrigi-lo”.

3. Cenários: Avalie diferentes opções de futuro, considerando a incerteza que estamos vivenciando. “Comece com o que você acha que provavelmente acontecerá no futuro partindo da sua situação atual. Pense em possíveis mudanças e quanto estas afetariam o seu orçamento. Verifique o quanto poderia reduzir em caso de necessidade. Analise também as outras possibilidades de gerar receitas (outros empregos, outros negócios, outros investimentos etc.)”.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios