Diego Rodrigues, professor do Ibmec Brasília, tem o artigo “A pandemia e a gestão pública” publicado na Gazeta do Povo.

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A PANDEMIA E A GESTÃO PÚBLICA

Por Diego Rodrigues, em 30/05/2021.

A terrível pandemia de Covid-19 pela qual estamos passando tem colocado em xeque a capacidade da gestão pública de agir, ser eficiente, eficaz, ágil e, em última instância, garantir a proteção social dos cidadãos, em um contexto de desafio provavelmente sem precedentes desde a consolidação do Estado de bem-estar social.

Nesse contexto de ineditismo, a gestão pública teve de agir rapidamente. Em poucas semanas, o espalhamento do vírus tomou proporção pandêmica, atingindo todos os países, um a um. À gestão pública coube a tarefa de atuar com agilidade e precisão, mesmo diante de uma situação desconhecida e imprevisível. A cada dia que passava, o número de contaminados e vitimados pela Covid-19 crescia exponencialmente, e a gestão pública teve de aprender, também às pressas, que a velocidade de suas ações era igualmente um elemento fundamental de mensuração da qualidade de suas ações.

A necessidade de rapidez veio acompanhada pela necessidade de se implementar políticas públicas baseadas em evidências. As ações tomadas pelo Estado passaram, ainda mais, a requerer evidências que garantissem seus resultados e as legitimassem perante a opinião pública. A sociedade, para além de “boas intenções”, passou a exigir e debater “provas” de que as ações do Estado atingiriam os objetivos almejados relacionados à pandemia – fazendo com que aquilo que antes se restringia aos debates acadêmicos passasse a ser debatido pela imprensa, em redes sociais e em conversas populares.

A popularização do tema das políticas baseadas em evidências enfatizou a importância da boa comunicação por parte dos gestores públicos. A falta de alinhamento de discursos e a consequente confusão de informações acerca das estratégias escolhidas pelo Estado, talvez mais que as próprias limitações médicas no trato da pandemia, podaram a capacidade da gestão pública de agir de forma eficaz e rápida no enfrentamento da crise. A pandemia trouxe ainda mais à luz a relevância da boa e eficiente comunicação por parte dos gestores acerca de suas escolhas e estratégias, de forma que suas políticas sejam assimiladas, legitimadas e empreendidas pela sociedade.

Esses aprendizados se tornarão necessários para a gestão pública para muito além desse terrível período de proliferação do vírus, porque o rastro de destruição da pandemia de Covid-19 permanecerá sobre o Estado mesmo depois que o número de contaminados e vitimados estiver sob controle. Isso se expressará principalmente pela questão fiscal, haja vista a explosão de dívida pública já observada em diversos países durante a crise. No futuro, os gastos com a pandemia deverão ser pagos e caberá aos gestores públicos novamente atuarem de forma eficiente, eficaz e rápida na resolução dessa equação inglória que vem se criando. Ademais, caberá aos gestores públicos bem comunicarem os cenários e caminhos passíveis de serem percorridos a fim de que a sociedade, uma vez mais, possa fazer suas escolhas com base em evidências que passará a exigir.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios