Desvendando o poder transformador do mentoring no mundo corporativo 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

No dinâmico cenário corporativo contemporâneo é importante saber o que é mentoring e como essa prática incide nesta contemporânea evolução. Frente às demandas profissionais cada vez mais complexas, surge uma prática essencial para o desenvolvimento e sucesso individual: o mentoring. Trata-se de uma abordagem que transcende a mera transferência de conhecimento. É uma poderosa ferramenta de orientação, inspiração e crescimento mútuo. Para falar sobre isso, o blog do Ibmec conversou com Alinne Ovelar, Supervisora de Carreiras Ibmec Brasília. Vamos entender um pouco mais sobre este campo?  

O que é mentoring e como ele atua?  

O mentoring é, em essência, um processo no qual um profissional experiente, o mentor, compartilha sua sabedoria e conhecimento com outro indivíduo. Geralmente esse outro indivíduo está em início de carreira, o mentee. Esse relacionamento, embora informal, possui um impacto profundamente significativo.  Não apenas no desenvolvimento profissional do mentee, mas também na cultura organizacional e no próprio tecido do mercado de trabalho. 

O mentor tem o importante papel de ouvir, orientar, aconselhar, gerar reflexões, compartilhar sua história e vivência. E trocar principalmente com o mentee sobre suas boas e más experiências no campo profissional. Ele, por meio de tudo que viveu em sua atuação no mercado, deve estar aberto a passar suas percepções e fornecer dicas para que o mentorado.  

Para Alinne Ovelar, O mentoring é um processo que permite a troca entre mentor e mentee e consequentemente o desenvolvimento das duas partes.  

“Para o mentee, ele tem a oportunidade de ser acompanhado por um profissional de maior senioridade e relevância no mercado. Para o mentor, além de também aprender com os processos de seu mentee, ele é desafiado a se manter conectado e atualizado com o contexto e mercado profissional.”  

Alinne esclarece também que o processo de mentoring pode se diferenciar conforme os objetivos, formato e público. Com relação aos objetivos pode-se ter uma mentoria para vida pessoal, para carreira (promoção, recolocação ou transição), para liderança ou sucessão de cargo, financeira e dentre outros objetivos. Pode-se ter uma mentoria individual ou em grupo e no formato presencial ou online. O público pode ser interno, como membros de uma mesma empresa ou organização. Ou externo quando são pares formados especificamente para o processo ou contratados para isso. Essas diferenças devem ser bem apresentadas e conversadas no início do processo, para bom entendimento de ambas as partes. 

As diferenças existentes sobre mentoria 

Muitas pessoas associam o mentoring ao coaching, no entanto, há diferenças cruciais nessa dinâmica. No coaching o processo é realizado com foco em levantamento de reflexões e uso de ferramentas. Elas levam o coachee a refletir e responder os questionamentos para criação e desenvolvimento de objetivos. O coach não pode intervir no processo diretamente, ele só instiga e gera reflexões. 

Na consultoria ou aconselhamento, são trabalhados objetivos ou questões para resolução de algo. Você solicita o que deseja e recebe as orientações diretas de como proceder. No mentoring utilizamos as duas perspectivas: trabalhamos com autoconhecimento, levantamento de reflexões, uso de ferramentas. Bem como, podemos dar o direcionamento específico com relação a algum questionamento ou dúvida. A troca de vivência permite também o ensino por modelo e exemplificação prática. A mentoria reúne as técnicas e trabalha com planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo. 

O Ibmec também implementa mentoring em suas atividades 

A supervisora Alinne Ovelar demonstra como esse processo é realizado na nossa instituição e o que mentoring significa na prática educacional.   

“No Ibmec o Programa de Mentoring é específico para a pós-graduação e envolve nossos alunos ativos e os Alumni. É uma oportunidade de desenvolvermos nosso corpo discente atual e auxiliarmos no processo de aperfeiçoamento.” 

As ações não acontecem só na sala de aula, elas permitem nos aproximarmos do nosso alumni que possui uma vasta variedade de profissionais de grande relevância e com muita experiência no mercado. O Programa é todo acompanhado pelo setor de Carreiras. Possui inscrição, avaliação de currículo, entrevista com candidatos e formação de duplas a partir de levantamento de objetivos e aproximação de formação acadêmica e experiência profissional.  

Durante o processo o Carreiras realiza treinamentos com as partes e reuniões de acompanhamento por duplas e por grupos.  

“É um processo muito rico que possibilita também o maior contato com a instituição em si, temos ex-mentores hoje que atuam como professores aqui em Brasília, por exemplo.” complementa Alinne.  

Os resultados positivos mais vistos são: melhor resolução e tomada de decisão, apoio nos processos de transição de carreira e empreendedorismo. Assim como também melhora nas ações de marketing pessoal, aumento de networking e objetivos. O planejamento para próximos passos, mudança de empresas e aprendizado na leitura e atualização de mercado e segmento também são ganhos importantes. No final do processo, em cerimônia de encerramento, as duplas fazem essa troca de experiência e apresentam como foi o Programa para si. Todos os participantes recebem certificados e os coordenadores e gestão da Unidade também participam desse momento.  

A experiência é tão intensa e produtiva que muitas duplas ainda se falam e mantém o relacionamento após a finalização. O ganho no relacionamento é tão positivo que eles gostam de manter o vínculo e saber como o outro mantém as propostas de médio e longo prazo.  

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe. Podemos tirar todas as suas dúvidas e direcionar para as melhores percepções sobre o que é o mentoring, e como ele pode transformar sua carreira.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios