Controladoria: uma visão estratégica para a gestão empresarial 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A forma como atua a controladoria faz seu papel ser crucial na gestão empresarial, atuando como um guia estratégico para as organizações.  Este campo envolve a integração de práticas contábeis, financeiras e gerenciais, proporcionando uma visão abrangente e orientada para o futuro das operações empresariais. Ao oferecer ferramentas analíticas e estratégicas, a controladoria permite que os gestores tomem decisões informadas, antecipem desafios e otimizem o desempenho financeiro.  

Qual o papel da controladoria em uma empresa? 

A controladoria desempenha um papel central na gestão empresarial. Ela engloba uma série de atividades estratégicas que visam assegurar a eficiência financeira e operacional de uma organização. O planejamento financeiro e orçamentário, a gestão de custos e a análise de demonstrações financeiras representam pilares fundamentais para a tomada de decisões embasadas. Permitindo a definição de metas, a alocação eficaz de recursos e a identificação de áreas passíveis de otimização. Além disso, a controladoria contribui para o desenvolvimento e implementação de estratégias financeiras alinhadas aos objetivos organizacionais. Por meio do gerenciamento de riscos, estabelecendo mecanismos de controle interno e garantindo a conformidade com normas e regulamentações. A avaliação de investimentos e o planejamento tributário completam esse conjunto de atividades, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões que impactam diretamente no desempenho e na sustentabilidade da empresa.  

Em síntese, a controladoria não apenas oferece uma visão abrangente das finanças empresariais, mas também desempenha um papel estratégico na orientação do crescimento e na maximização do valor agregado ao negócio. 

Como atua a controladoria e quem está na linha de frente?  

A atuação na área de controladoria demanda profissionais qualificados e multidisciplinares, capazes de compreender e integrar diversos aspectos. Sejam eles financeiros, contábeis ou estratégicos. Diversos profissionais podem desempenhar papéis cruciais nesse contexto, por isso trouxemos uma lista das principais categorias:  

Contadores: 

Profissionais contábeis têm uma base sólida para atuar na controladoria, pois compreendem as práticas contábeis, normas fiscais e elaboração de demonstrações financeiras. 

Administradores e Gestores Financeiros: 

Profissionais com formação em administração ou finanças têm uma visão abrangente dos processos organizacionais e das estratégias financeiras, sendo essenciais para a implementação e gestão de políticas financeiras. 

Economistas: 

Especialistas em economia podem oferecer insights valiosos para a análise de cenários macroeconômicos, ajudando na elaboração de estratégias financeiras alinhadas ao contexto econômico. 

Auditores Internos: 

Auditores possuem habilidades em identificar riscos e garantir conformidade, sendo valiosos na implementação de controles internos e no cumprimento de normas e regulamentações. 

Analistas Financeiros: 

Profissionais que trabalham na análise financeira, avaliação de investimentos e projeção de cenários podem encontrar na controladoria um campo propício para aplicar suas habilidades. 

Advogados Tributaristas: 

Especialistas em direito tributário são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de planejamento tributário, otimizando a carga fiscal da empresa. 

Profissionais de Tecnologia da Informação (TI): 

Com a crescente digitalização, especialistas em TI desempenham um papel crucial na implementação de sistemas de informação e na integração de tecnologias que suportam as atividades da controladoria. 

Analistas de Riscos: 

Profissionais especializados em gestão de riscos podem contribuir significativamente para a identificação, avaliação e mitigação de riscos financeiros. 

Consultores Financeiros: 

Consultores com experiência em finanças podem atuar na controladoria, fornecendo orientação estratégica e expertise para melhorar a eficiência financeira. 

Profissionais com MBA em Finanças e Controladoria: 

Especialistas com formação específica em Finanças e Controladoria, como aqueles que concluem programas de MBA, trazem conhecimentos atualizados e práticos, preparando-se para desafios complexos. 

É sobre eles que vamos falar e apresentar uma oportunidade Ibmec. 

MBA em Finanças e Controladoria do Ibmec: Uma Jornada de Excelência Profissional 

O MBA em Finanças e Controladoria do Ibmec é uma oportunidade única para profissionais que buscam aprimorar suas habilidades e assumir papéis de liderança no universo financeiro e contábil. Composto por 17 disciplinas distribuídas em quatro módulos, o programa proporciona uma imersão profunda em temas essenciais, como Planejamento, Gestão de Custos, Estratégia Financeira, Riscos, Análise de Demonstrações e Planejamento Tributário. 

O curso, com duração de um ano, destaca-se por sua abordagem prática e voltada para a realidade do mercado. Ministrado por mestres e doutores experientes, os encontros promovem intensa troca de experiências e debates sobre temas atuais. A metodologia multiformato, que combina aulas presenciais e online, oferece flexibilidade tática, permitindo que os participantes apliquem rapidamente o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais. 

O programa tem como foco o desenvolvimento de líderes capazes de analisar e desenvolver soluções financeiras e controles eficazes. Unindo a tradição do Ibmec na qualidade do corpo docente com uma metodologia inovadora que utiliza técnicas quantitativas e qualitativas conferem ao MBA um diferencial significativo. 

O MBA em Finanças e Controladoria do Ibmec oferece uma jornada completa para profissionais que desejam potencializar sua formação. Aqueles que buscam adquirir conhecimentos práticos e estratégicos, e se destacar em um mercado altamente competitivo. Quer saber mais sobre o curso ou como atua a controladoria? Entre em contato com nossa equipe ou acompanhe as novidades em nosso site e redes sociais!  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios