Confira como foi a mesa redonda: “Eleições 2022 – Direito, Política e Economia”

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Contamos hoje (11/05), com a presença do diretor-geral Reginaldo Nogueira, responsável pelas unidades do Ibmec SP e Brasília, no auditório em São Paulo, para debater sobre “Eleições, Direito, Política e Economia” com os professores Clever Vasconcelos e Alexandre Pires. A mediação do evento foi realizada pela Profa. Marina Polli, coordenadora do curso de Direito.

Na ocasião, os professores falaram sobre as consequências sociais (jurídicas, políticas, econômicas, internacionais) do processo político brasileiro de 2022, discutindo alguns cenários.

O que foi abordado:

As eleições ocorrerão em um contexto pós-pandêmico, com a economia ainda convalescente. Contudo, as contas do governo, contra intuitivamente, apresentam sinais positivos e dívida em queda.

Os índices de emprego e desemprego começam a trazer notícias positivas, ainda que o crescimento esteja em ritmo bem baixo, combinado com uma inflação nacional e uma inflação mundial muito elevadas. Os juros básicos desceram a níveis históricos e agora voltam a níveis muito altos, pressionados pela alta dos juros americanos.

Serão eleições em um ano de guerra na Europa, em uma escala nunca vista após a Segunda Guerra Mundial. As cadeias produtivas e de fornecimento vinham combalidas em razão das medidas internacionais de contenção da pandemia do coronavírus e sofreram mais um choque com a investida militar da Rússia contra a Ucrânia.

O Brasil não passa incólume pelos acontecimentos internacionais, muitos setores econômicos e grupos sociais pressionarão ao longo do ano para medidas de mitigação dos impactos internacionais adversos na economia brasileira.


CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios