Brasil pós-pandemia: enfrentamento da realidade

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Análise econômica

*Walter Franco Lopes

Brasil pós-pandemia

O crescimento econômico sustentado em longo prazo sempre foi a meta e o objetivo do Brasil, mas apesar de rico e com enorme diversidade de recursos naturais, cultura e sociedade dinâmicas, o país acaba se vendo preso a problemas que há tempos o impede de se desenvolver como nação próspera e justa.

De relevância geopolítica única representa, ainda, papel como farol para diversas economias em desenvolvimento, acrescentando responsabilidades à sua elite social e classe governante. Após quase três décadas do Plano Real – com sua questão macroeconômica equacionada – precisa enfrentar o desafio das reformas microeconômicas.

É urgente competir mais ativamente com produtos de maior valor agregado nas cadeias de produção e comércio mundiais. Deve-se priorizar reformas estruturantes centradas na busca por ganhos de eficiência e produtividade, bem como investimento em infraestrutura e tecnologias de ponta. Somado, espera-se melhoria educacional, modernização tributária, redução da máquina pública e um amplo e agressivo programa de privatizações.

Uma vez observadas tais condições, alinhar suas ações públicas e sociais para a retomada do de seu crescimento econômico pós-pandemia em linha com sua potencialidade.


* Professor de Macroeconomia e Corporate Finance no Ibmec SP. Pesquisador em Economia Política e Filosofia, professor-tutor e PhD Researcher em Political Philosophy, University of St Andrews, School of Divinity, St Mary’s College. Master in Arts, University of London, “Privatização e Regulação: estudo comparativo dos setores de energia elétrica brasileiro e britânico”, Chevening Scholar, supervisão do professor Victor Bulmer-Thomas. Doutorando (2020) e mestre em Filosofia Política pela PUC-SP. Graduado em Administração e pós-graduado em Economia de Empresas pela EAESP (FGV). Destacada atuação no mercado financeiro e de capitais. Superintendente de desenvolvimento da ItauCorp; Associate Controller do Banco JPMorgan, Mexico City; Financial Analyst do BankBoston, São Paulo; director da Brand Partners Int`l, London.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios