Antes, durante e depois que o Carnaval passar: o legado da folia brasileira

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Uma das maiores festas da cultura brasileira carrega uma enorme potência econômica e criativa que reverbera antes e depois que o Carnaval passar. É isso, o Carnaval, além de ser uma festa potente de celebração da diversidade cultural brasileira, desempenha um papel crucial como catalisador econômico em diversos setores. Sua magnitude transcende as fronteiras do entretenimento, impactando positivamente a economia do país. Ao movimentar bilhões em receitas anualmente, o Carnaval não apenas fomenta a indústria do turismo, mas também impulsiona outros setores. Tais como a produção de fantasias e adereços, a realização de eventos e festas, o turismo, a indústria musical, a publicidade e comunicação, entre outros. Essa expressão máxima das festas populares gera empregos e oportunidades para uma ampla gama de profissionais. Dessa forma não é apenas uma festa, mas um motor vibrante que impulsiona a economia, promove a criatividade e destaca a riqueza cultural do país. Por isso aqui vamos mostrar quais são os setores e como eles se beneficiam desta grande festa!

Economia, criatividade e celebração cultural na maior festa do país

O Carnaval, além de ser uma celebração cultural muito rica e única, é uma potência econômica anual brasileira. Principalmente no setor da chamada economia criativa. São diversos setores envolvidos que abrem uma série de oportunidades na moda, na gastronomia, no artesanato, na tecnologia e no entretenimento. Há um enorme fortalecimento do empreendedorismo local de profissionais que trabalham muitas vezes de forma autônoma, e ficam suscetíveis às sazonalidades do mercado. Seja nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, Salvador ou Recife, ou em cidades menores. Há trabalhadores como ambulantes, artesãos, músicos e artistas que atuam diretamente na produção de produtos e serviços durante a festa. Muitos desses trabalhadores aproveitam a época para gerar um extra financeiro que pode ajudar a regularizar o orçamento doméstico, realizar um sonho ou até mesmo garantir a subsistência familiar por meses.

A retomada dos eventos culturais, incluindo o Carnaval, após a pandemia é um catalisador para o crescimento da indústria criativa, especialmente nos setores de mídia, cultura e entretenimento. Portanto, atualmente, a combinação de leis de incentivo com a criação de um ambiente propício para investimentos em projetos culturais e criativos gera consequências positivas antes, durante e depois que o carnaval passar.

O que é economia criativa?

Muito se fala sobre o termo economia criativa, mas o que ela realmente significa? Trata-se de um setor que abrange diversos setores, e seu impacto na economia brasileira é bem positivo e significativo. O setor promove a diversificação, inovação e expressão cultural. No campo das artes visuais, pinturas, esculturas, artesanato e outras formas de expressão visual são parte integrante da economia criativa. Eles envolvem artistas e artesãos independentes, e, especialmente no carnaval, produzem de forma livre para atender a alta demanda. Em grandes cidades onde o carnaval das escolas de samba mobilizam multidões e megaeventos alegóricos, os artesãos e artistas são peça chave.

Não há festa sem música, portanto, principalmente no carnaval, essa categoria da economia criativa é muito impulsionada. A organização de eventos e shows contribuem significativamente gerando empregos. Além das criações autorais e os múltiplos espaços concomitantes que dão oportunidade para muitos artistas. A economia criativa é formada também pelo cinema e audiovisual, teatro, literatura, moda e design, publicidade e comunicação.

A importância da economia criativa para o Brasil é multifacetada. A criatividade é um diferencial competitivo, e a exportação de produtos culturais brasileiros, como música, moda e audiovisual, impulsiona a balança comercial. Não só dentro do país como também fora. Em um cenário global, o Brasil se destaca como um centro de inovação e criatividade, aproveitando as potencialidades de sua rica diversidade cultural. Assim, a economia criativa não apenas contribui para o desenvolvimento econômico, mas também para a construção de uma identidade cultural forte e globalmente reconhecida. E o Carnaval é um grande expoente desta cultura brasileira.

O Carnaval que inspira na capital carioca

O Carnaval do Rio de Janeiro é uma grandiosa celebração que se destaca pela sua diversidade e magnitude.  No Rio é onde tudo se mistura e reflete a riqueza continental que se encontra na capital carioca e transcende as fronteiras da cidade e do país. As ruas do Rio de Janeiro se enchem de vida durante o Carnaval, com inúmeras manifestações culturais que incluem desde os tradicionais blocos de rua até os elaborados desfiles de escolas de samba.

Na famosa Marquês de Sapucaí, o Sambódromo, a magia e imensidão ganham forças. É na avenida que as escolas de samba apresentam seus elaborados desfiles, uma verdadeira obra-prima de criatividade, música e dança. O Carnaval na Sapucaí é muito mais do que um evento local. O Carnaval do Rio é uma experiência única que cativa e encanta, contribuindo para a reputação global do Brasil como um país vibrante e cheio de vida.

O Ibmec vai para a festa na avenida!

Mais uma vez o Ibmec vai para a avenida com o Nosso Camarote, durante o Carnaval na Marquês do Sapucaí. A participação da nossa instituição reflete nossa vontade de festejar junto aos brasileiros, mas também de reconhecer a imensidão desta festa. Carnaval é potência, é brilho, luz e muita prosperidade, uma data fundamental para a economia brasileira. Além dos desfiles e da festividade, o Carnaval é um verdadeiro ecossistema de criatividade, oportunidades de negócios e empregabilidade. Acreditamos muito no impacto positivo para milhões de brasileiros e queremos sorrir ao lado de todos eles, antes e depois que o carnaval acabar.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios