“Ame o que você faz”

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Professor Luiz Flavio Autran com seu livro Tomada de Decisão Gerencial

Formado em Engenharia Civil e com mais de 45 anos trabalhando dentro de sala de aula, o professor Luiz Flavio Autran conta um pouco sobre sua trajetória na profissão e homenageia todos os docentes nesse dia 15 de outubro. Para Autran, o professor universitário é um homem de estudos e desbravador de novos campos do conhecimento e não apenas um transmissor de conhecimentos, sempre colocando os alunos para refletir sobre assuntos relevantes para a sociedade. Confira a entrevista:

Há quanto tempo o senhor é professor?
Dou aula em universidades desde março de 1971. Ou seja, tenho pouco mais de 45 anos de magistério superior, dando aula no Brasil e no exterior.

Quem é a sua inspiração na profissão?
Tenho muitas inspirações dentro da educação – Bernard Roy, Thomas Saaty, John Von Neuman, Gerard Debreu, Amos Tversky e Roberto José Fontes Peixoto, este último foi o responsável pelo meu início como professor. Acredito que o professor universitário deve ser muito mais um verdadeiro pensador, um homem de estudos e desbravador de novos campos do conhecimento do que um mero transmissor de conhecimentos, por vezes requentados.

Por que você decidiu ser professor?
Decidi quando eu ainda era estudante de graduação na escola Politécnica da PUC-RJ e presenciei o nascimento dos cursos de mestrado naquela universidade.

Quais os principais desafios do profissional da educação?
Vivemos em um mundo onde a informação está disponível de forma mais facilitada. Temos que ensinar aos nossos alunos a buscar informações e fatos, ler mais sobre os assuntos propostos e estimular uma reflexão de qualidade e necessária. Queremos formar líderes estratégicos e com um espírito crítico real.

Qual a maior lição que você já aprendeu com um aluno?
Eu sempre respeito e procuro interagir da forma mais construtiva e transparente possível com todos os meus alunos.

Que dicas você daria para quem quer seguir na carreira?
Ame o que você faz, seja tolerante, um verdadeiro tutor e, sobretudo, benevolente para com todos os seus alunos.

A todos aqueles que trabalham com a arte de ensinar aos outros, que esse dia 15 de outubro seja uma data de comemoração.

Feliz Dia do Professor!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios