Alerta Brasil: nosso país tem altos riscos de golpes virtuais para os negócios e para o consumidor

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Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O mundo digital trouxe imensuráveis benefícios, mas também trouxe muitos desafios, principalmente quando falamos de golpes virtuais. A crescente digitalização das transações financeiras fez com que esses crimes virassem uma preocupação global. A vida virtual acelerou esse processo de riscos, principalmente porque seu crescimento não veio acompanhado de uma educação digital para a população. Nem mesmo as empresas, principalmente as de menor porte, se preparam para tamanha digitalização. Essa dinâmica complexa, e em constante evolução, desafia as instituições financeiras e os órgãos reguladores. Vamos falar sobre como adotar medidas eficazes para detectar e prevenir tais práticas fraudulentas? Siga aqui em nosso blog.

Golpes virtuais: um velho problema de cara nova em um mundo novo

Os golpes sempre foram uma preocupação para indivíduos e instituições financeiras. Todavia, com a ascensão da internet, eles adquiriram uma nova dimensão e uma nova cara. Anteriormente, os golpes costumavam ser mais diretos e visíveis, como esquemas de pirâmide ou falsificação de documentos. No entanto, com a internet, os golpistas ganharam uma ferramenta poderosa para realizar suas atividades fraudulentas de forma mais sofisticada e globalizada. Agora, eles podem criar sites falsos, enviar e-mails de phishing, usar malware para roubar informações pessoais e financeiras. E até mesmo criar empresas de fachada virtualmente indistinguíveis das legítimas. A conectividade instantânea e o anonimato proporcionado pela internet tornaram mais fácil para os golpistas. Atualmente, eles conseguem atingir um grande número de pessoas em todo o mundo. Em um país tão grande como o nosso, a proporção da atividade aumenta exponencialmente, aumentando o alcance e a complexidade dos crimes financeiros. Essa evolução tecnológica exige uma resposta igualmente sofisticada por parte das autoridades e das empresas para protegerem seus clientes e ativos contra essas ameaças digitais.

A Moody’s desenvolveu uma ferramenta, o Moody’s Shell Company Indicator, para detectar possíveis crimes financeiros relacionados a empresas de fachada. Em 2023, foram identificados 21 milhões de alerta globalmente. Sendo o Brasil quem mais registrou alerta, com 1,36 milhão, classificando-o como o quarto país com maior número de riscos. A análise da Moody’s examinou mais de 472 milhões de empresas usando sete critérios, como diretoria atípica e registros em massa. O Brasil se destacou em alerta de lavagem de dinheiro e apresentou casos curiosos. A pesquisa revelou casos peculiares, como empresas fictícias registradas em locais incomuns e a presença de diretores com idades extremamente improváveis. Os setores como serviços, atacado, varejo, turismo e imobiliário foram os mais afetados pelos alerta.

5 atitudes de cuidado para você consumidor

1. Verificar a autenticidade de sites e e-mails: Antes de realizar qualquer transação ou fornecer informações pessoais, procure por sinais de segurança, como o ícone de cadeado na barra de endereço e URLs iniciadas com “https://”.

2. Manter software e antivírus atualizados: Mantenha o sistema operacional, navegadores da web e programas antivírus sempre atualizados. Isso ajuda a proteger o computador ou dispositivo móvel contra ameaças cibernéticas.

3. Ser cauteloso com informações pessoais: Sempre tome cuidado ao compartilhar informações pessoais ou financeiras online. Isso inclui evitar fornecer dados sensíveis em sites não seguros, redes sociais públicas ou a terceiros não confiáveis.

4. Verificar a reputação de empresas e vendedores: Antes de fazer compras online ou fornecer informações de pagamento, você deve pesquisar a reputação da empresa ou vendedor. Isso pode ser feito verificando as avaliações de outros clientes, procurando por reclamações ou denúncias em sites de defesa do consumidor e verificando se a empresa possui informações de contato e políticas de privacidade claras.

5. Monitorar regularmente contas e atividades financeiras: Para detectar qualquer atividade suspeita, o consumidor deve monitorar regularmente suas contas bancárias, cartões de crédito e outras transações financeiras.

5 atitudes de cuidado para você empresa

1. Educar os funcionários: Fornecer treinamento regular sobre segurança cibernética e práticas de prevenção de fraudes para todos os funcionários da empresa é o primeiro e mais urgente passo.

2. Implementar controles de acesso: Limite o acesso às informações confidenciais apenas aos funcionários autorizados. Coloque em prática medidas como senhas fortes e autenticação de dois fatores.

3. Verificar a identidade de clientes e parceiros comerciais: Antes de qualquer negócio, verifique a identidade e a legitimidade de clientes e parceiros comerciais.

4. Monitorar atividades suspeitas: implemente sistemas de monitoramento permanente para identificar atividades suspeitas. Transações financeiras atípicas, tentativas de acesso não autorizado podem ser sinalizadas. E o tempo faz toda a diferença!

5. Manter políticas e procedimentos de segurança atualizados: Fique atento às novidades tecnológicas. Este é um setor que evolui muito rápido e traz soluções sempre mais eficientes. Fique atento e mantenha-se atualizado.

Acompanhe o blog para mais informações sobre golpes virtuais nos negócios e em casa

O segredo é sempre educação e informação. E isso você encontra no Ibmec e aqui no blog da nossa instituição. A educação midiática capacita os indivíduos a discernirem entre conteúdo legítimo e fraudulento, enquanto a cibersegurança resguarda organizações contra possíveis vulnerabilidades. Aqui no blog temos especialistas falando sobre todos esses temas. Explore nosso site e nossas redes sociais e aproveite!

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