A independência do Banco Central não é uma bobagem

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em recente entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, o presidente Lula teceu diversas críticas à condução da política monetária, ao nível da taxa de juros, e à própria taxa de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que classificou como “padrão europeu” de inflação.

Indo além, o presidente chamou a independência do Banco Central de “bobagem”, e sugeriu reavaliá-la ao final do mandato de Roberto Campos Neto. 

Curva de juros no mercado

O efeito combinado de todas essas críticas terminou por afetar a curva de juros no mercado, e levou a um aumento importante das taxas de juros de longo prazo.

Vários são os pontos que podem ser questionados na fala de Lula, mas o que possui o maior impacto institucional se refere à própria independência do Banco Central. 

A aprovação da lei complementar que estabeleceu a independência (ou autonomia) ao Banco Central do Brasil, por meio da fixação de mandatos para seu presidente e diretores, foi um grande avanço institucional para a economia brasileira.

Há vasta literatura econômica argumentando que o aumento da independência dos bancos centrais estaria associado a quedas nas taxas médias de inflação e de juros, sem efeitos adversos de longo prazo sobre crescimento e desemprego. 

Tal fato decorre de que o manejo da política monetária possui efeitos de estímulo de curto prazo na economia, que geram claros incentivos eleitorais. Todavia, esse comportamento oportunista leva a um aprendizado dos agentes econômicos, que passam a esperar sempre maiores taxas de inflação.

Mudanças institucionais

Assim, mudanças institucionais que ofereçam mais liberdade de atuação ao Banco Central frente às pressões políticas tendem a possibilitar maior independência quanto aos benefícios políticos de curto prazo, permitindo a busca do objetivo de inflação baixa e estável no longo prazo. 

Não são poucos os países cuja legislação oferece independência e autonomia formal de atuação a seus bancos centrais. Em muitos casos, até maior do que a brasileira. Na verdade, o Brasil chegou atrasado nesse processo. 

Ao adicionar aos atuais desafios fiscais brasileiros novas dúvidas com relação à independência futura de atuação do banco central, o presidente cria sombras absolutamente desnecessárias nesse momento.

Em especial porque os juros se situam nos níveis atuais pela conjuntura difícil da economia brasileira e internacional, com diversas pressões inflacionárias e de custos.

Juros atuais em 13,75%

Não é por um desejo abstrato que o banco central colocou os juros atuais em 13,75% ao ano, mas porque a inflação se mantém acima da meta (que não é exatamente uma meta “padrão europeu” de 2%, mas sim uma meta bem brasileira de 3,25%, porém, com tolerância de até 4,75%). 

Ao questionar a manutenção da independência do Banco Central e sugerir aumento das metas futuras de inflação, o efeito final pode ser mais insegurança e taxas ainda mais altas de juros, como a reação vista pelos mercados recentemente. 

Autor: Reginaldo Nogueira, diretor-geral do Ibmec.

O artigo foi publicado no Correio Braziliense: clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios