5 tendências do mercado de finanças que você precisa ficar atento para se manter atualizado 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O mundo das finanças está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças econômicas e a crescente demanda por práticas sustentáveis e éticas. Profissionais da área financeira que não acompanharem essas tendências podem acabar ficando para trás, enfrentando desafios intransponíveis no competitivo mercado de trabalho. Não deixe de conferir as cincos tendências da área de finanças que vão te aproximar das inúmeras oportunidades de carreira que esta área traz. Mas não se preocupe, o Ibmec vai compartilhar com você as últimas tendências deste mercado que vão te deixar um passo à frente, contribuindo com melhores decisões para a sua empresa ou carreira.  

1 – Tecnologia Financeira (FinTech)  

A FinTech continua a revolucionar o setor financeiro. Empresas inovadoras estão oferecendo soluções mais acessíveis e eficientes, como pagamentos digitais, empréstimos peer-to-peer e robôs de investimento. Profissionais que dominam a tecnologia por trás dessas inovações têm a oportunidade de liderar iniciativas e criar soluções inovadoras. Desenvolvedores de software, analistas de dados, especialistas em segurança cibernética e gerentes de produto em FinTech estão em alta demanda neste mercado aquecido. 

2 – Investimentos sustentáveis 

A sustentabilidade é uma preocupação central para investidores e empresas. A demanda por estratégias de investimento responsável está crescendo, abrindo oportunidades para profissionais que entendem como integrar critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) nas decisões financeiras. Diversas oportunidades permeiam esta área de atuação, como analistas de investimento responsável, consultores ESG e gerentes de portfólio sustentável, que hoje possuem alta demanda. 

3 – Análise de dados financeiros 

A análise de dados está se tornando crucial na tomada de decisões de investimento informadas. Profissionais que podem transformar dados em insights valiosos têm uma vantagem competitiva e podem ter mais êxito na ascensão profissional, uma vez que são altamente requisitados pelo mercado, como analistas de dados financeiros, cientistas de dados e especialistas em análise de big data. 

4 – Mobile Banking 

De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, 45% das contas ativas no Brasil estão utilizando o mobile banking, e o número de usuários que realizam transações de consulta nesse canal ultrapassou, recentemente, a marca de 70 milhões. Esses dados demonstram o potencial da tecnologia em oferecer serviços eficazes diretamente aos clientes. Além disso, a tendência emergente de pagamento por reconhecimento facial é destacada como uma das principais tendências no mercado financeiro. Com isso, além de expandir sua presença entre os usuários, a tecnologia está contribuindo significativamente para a redução de fraudes no setor. 

Atuar na área de Mobile Banking exige uma série de competências essenciais, dada a natureza complexa e em constante evolução desse setor. Os profissionais que pretendem atuar nesta área devem ter um profundo conhecimento de conceitos financeiros. Uma vez que vão atuar com transações financeiras e tomar decisões estratégicas. Além disso, estes profissionais devem ser capazes de pensar estrategicamente, antecipar tendências do mercado e desenvolver soluções financeiras móveis que atendam às necessidades dos clientes. 

5 – Gestão de riscos e compliance 

A volatilidade dos mercados globais destaca a importância da gestão de riscos. Profissionais que podem avaliar e mitigar riscos estão em constante demanda. Gerentes de risco, auditores internos e especialistas em conformidade estão entre os profissionais necessários para manter a integridade financeira das organizações.  

Em um ambiente onde a regulamentação é cada vez mais rigorosa e as consequências da não conformidade são duras, a importância do compliance torna-se inquestionável. Compliance financeiro refere-se ao conjunto de políticas, procedimentos e controles internos que as instituições financeiras e empresas devem adotar para cumprir integralmente com as leis, regulamentos e normas aplicáveis. 

Portanto, profissionais deste mercado que dominam as nuances do compliance estão bem posicionados para moldar o futuro dos negócios financeiros, garantido a aderência estrita às regulamentações e a manutenção da integridade no setor. 

Estas são apenas algumas das tendências que moldam o mercado de finanças hoje. Profissionais que se mantêm atualizados e adquirem habilidades relevantes estarão mais preparados para aproveitar as oportunidades de carreira em constante evolução. Esteja pronto para investir em sua educação e desenvolver novas habilidades para prosperar no campo das finanças. O futuro está repleto de possibilidades para aqueles que estão dispostos a abraçar o progresso e a inovação. 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios