Minicurso de RI: Principais temas de discussões nas Relações Internacionais

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Neste minicurso vamos conversar sobre os principais temas de discussões nas Relações Internacionais. Junte-se a nós nesse bate papo para uma caminhada de aprendizados rumo ao seu protagonismo.

Professores: 

Bruno Carazza
Felipe Leroy 
Lucas R. Azambuja
Mário Schettino   
Philipe Maciel 
Christopher Bahia Mendonça

Conteúdo (Videoaulas):

  1. Corrupção Internacional – Prof.º Bruno Carazza

A luta contra a corrupção adquire prioridade e requer esforço coletivo, assim como o intercâmbio de informações e em certo grau uma uniformização de práticas. O esforço conjunto em escala internacional se mostra indispensável para lutar contra esta modalidade de delinquência e favorecer assim a responsabilidade, a transparência e o Estado de Direito.

  1. Teoria dos Jogos – Prof.º Felipe Leroy

A teoria dos jogos é uma teoria matemática que estuda a tomada de decisão dos indivíduos quando seus resultados estão interligados à decisões de terceiros.

Assim, um jogo é vislumbrado como uma interação estratégica entre indivíduos e, nesta interação, há interdependência recíproca. Isso significa que a decisão de um indivíduo influencia os demais jogadores.

  1. Globalização – Prof.º Lucas R. Azambuja

O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais.

  1. Big Data e RI – Prof.º Mário Schettino

Big Data trata-se da capacidade de processamento de informação em volumes sem precedentes e de maneira relativamente barata, com o objetivo de gerar dados importantes. O impacto que o Big Data apresenta para os negócios é estudado por diversos especialistas, entretanto ainda são poucos os que analisam como este campo irá influenciar as dinâmicas das Relações Internacionais. O internacionalista precisa estar à frente das novas tecnologias, utilizando essas ferramentas para o desenvolvimento e aprimoramento de sua carreira.

  1. Transição Demográfica – Prof.º  Philipe Maciel

A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado. Quando esse fenômeno ocorre, postula-se que a tendência por parte dos diversos lugares é que haja uma posterior estabilização, sobretudo pelas sucessivas modificações nas taxas de natalidade e mortalidade. O principal efeito da transição demográfica, nesse sentido, seria o processo de envelhecimento populacional.

  1. Securitização – Prof.º Christopher Bahia Mendonça

Securitização em relações internacionais é o processo de estado atores transformando assuntos em questões de “segurança”: uma versão extrema de politização que permite meios extraordinários para serem usados em nome da segurança. Questões que se tornam securitizados não representam necessariamente as questões que são essenciais para a sobrevivência objetivo de um estado, mas sim representar problemas onde alguém foi bem sucedido na construção de um problema em um problema existência.

Cadastre-se no formulário abaixo e o minicurso já será desbloqueado para você experimentar a graduação do Ibmec!

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios