Neste minicurso vamos conversar sobre os principais temas de discussões nas Relações Internacionais. Junte-se a nós nesse bate papo para uma caminhada de aprendizados rumo ao seu protagonismo.
Professores:
Conteúdo (Videoaulas):
- Corrupção Internacional – Prof.º Bruno Carazza
A luta contra a corrupção adquire prioridade e requer esforço coletivo, assim como o intercâmbio de informações e em certo grau uma uniformização de práticas. O esforço conjunto em escala internacional se mostra indispensável para lutar contra esta modalidade de delinquência e favorecer assim a responsabilidade, a transparência e o Estado de Direito.
- Teoria dos Jogos – Prof.º Felipe Leroy
A teoria dos jogos é uma teoria matemática que estuda a tomada de decisão dos indivíduos quando seus resultados estão interligados à decisões de terceiros.
Assim, um jogo é vislumbrado como uma interação estratégica entre indivíduos e, nesta interação, há interdependência recíproca. Isso significa que a decisão de um indivíduo influencia os demais jogadores.
- Globalização – Prof.º Lucas R. Azambuja
O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais.
- Big Data e RI – Prof.º Mário Schettino
Big Data trata-se da capacidade de processamento de informação em volumes sem precedentes e de maneira relativamente barata, com o objetivo de gerar dados importantes. O impacto que o Big Data apresenta para os negócios é estudado por diversos especialistas, entretanto ainda são poucos os que analisam como este campo irá influenciar as dinâmicas das Relações Internacionais. O internacionalista precisa estar à frente das novas tecnologias, utilizando essas ferramentas para o desenvolvimento e aprimoramento de sua carreira.
- Transição Demográfica – Prof.º Philipe Maciel
A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado. Quando esse fenômeno ocorre, postula-se que a tendência por parte dos diversos lugares é que haja uma posterior estabilização, sobretudo pelas sucessivas modificações nas taxas de natalidade e mortalidade. O principal efeito da transição demográfica, nesse sentido, seria o processo de envelhecimento populacional.
- Securitização – Prof.º Christopher Bahia Mendonça
Securitização em relações internacionais é o processo de estado atores transformando assuntos em questões de “segurança”: uma versão extrema de politização que permite meios extraordinários para serem usados em nome da segurança. Questões que se tornam securitizados não representam necessariamente as questões que são essenciais para a sobrevivência objetivo de um estado, mas sim representar problemas onde alguém foi bem sucedido na construção de um problema em um problema existência.
Cadastre-se no formulário abaixo e o minicurso já será desbloqueado para você experimentar a graduação do Ibmec!