Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social – Ibmec RJ

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Reduzir, Reutilizar e Reciclar é reafirmar nosso compromisso com o planeta.

De 19 a 23 de outubro, o Ibmec RJ realiza a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social com o tema: Economia Circular. Este período é o momento ideal para promover e participar de ações relacionadas ao tema e às três dimensões Sustentabilidade: Ambiental, Econômica e Social.

Nosso objetivo é contribuir para a conscientização dos alunos e comunidade acadêmica sobre Sustentabilidade, suas dimensões e aplicações, considerando que nossa missão também compreende a formação de cidadãos.

Sobre o tema:
O modelo econômico ‘extrair, produzir, desperdiçar’ da atualidade está atingindo seus limites físicos. A economia circular é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema por princípio. Apoiada por uma transição para fontes de energia renovável, o modelo circular constrói capital econômico, natural e social.

Em uma economia circular, a atividade econômica contribui para a saúde geral do sistema. O conceito reconhece a importância de que a economia funcione em qualquer escala – para grandes e pequenos negócios, para organizações e indivíduos, globalmente e localmente.

Confira a programação e participe!

Dia 19/10/2020
Horário: 16h
Abertura da Semana de Responsabilidade Social – Debate: “O Mundo que Queremos”
Palestrantes: Maria Frastrone e Ana Beatriz Moraes

Dia 20/10/2020
Horário: 16h
Palestra: Impactos da Pandemia do COVID -19 na Logística Reversa.
Palestrante: Modesto Guedes Ferreira Junior
Doutor em Engenharia Naval e Oceanográfica, mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, especialista em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior, graduação em Engenharia de Pesca. Professor de graduação em engenharia e de pós-graduação no MBA de Logística do Centro Universitário IBMEC (RJ). Professor do Grupo Unyleya Educacional, Faculdade Unyleya (RJ). Diretor da Necton Brasil Engenharia Ltda. Tem experiência na área de gestão em processos educacionais presenciais e EaD, gestão e ciências ambientais e modelagem computacional aplicada a gestão de processos produtivos.

Horário: 19h
Palestra: Economia compartilhada: Foco na experiência e não no consumo.
Palestrante: Natália Lima
Aluna no Mestrado profissional em Administração do IBMEC. Administradora com pós-graduação em Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo – USP, Experiência de 12 anos em Marketing atuando em empresas de grande porte como Brasil Foods (Perdigão/Sadia), Bayer e Natura. Morou 1 ano em Buenos Aires-AR, 2 anos em Santiago-CH, 1 ano no Rio de Janeiro e atualmente em São Paulo.

Dia 21/10/2020
Horário: 19h
Palestra: Economia Circular e Mudanças Climáticas no Ambiente Construído
Palestrante: Lucas Rosse Caldas
Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental e Sanitarista. Especialista em Engenharia Diagnóstica. Mestre em Estruturas e Construção Civil. Doutor em Engenharia Civil. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Materiais e Tecnologias de Baixo Impacto Ambiental na Construção Sustentável (NUMATS) e Laboratório de Construções Inteligentes (LCI) da COPPE/UFRJ. Desenvolve pesquisas nas áreas de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos e Edificações, Materiais Sustentáveis, Gestão de Projetos de Edificações Sustentáveis, Eficiência Energética de Edificações, Building Information Modeling (BIM), Economia Circular, Edificações e Cidades Inteligentes. Participa como pesquisador em estudos temáticos no Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Consultor de projetos para certificação de edificações sustentáveis EDGE Buildings do International Finance Corporation (IFC).

Mediação: Ticiane Ribeiro de Souza
Arquiteta e urbanista formada, Especialista em políticas e planejamento urbano, Mestre em arquitetura e urbanismo.
Mais de 12 anos de experiência profissional em diversas áreas de atuação do Arquiteto e urbanista, como: projeto e reforma de edificações residenciais e empresariais, cenografia, projeto urbano, planejamento ambiental urbano e regional e habitação social. Atualmente presta consultoria para escritórios de urbanismo.
Experiência em docência em instituições de Ensino Superior em cursos graduação e pós graduação. Além de coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IBMEC também ministra disciplinas de desenho digital (técnico e modelagem tridimensional) e disciplinas de projeto urbano e de edificações verticais.

Dia 22/10/2020
Horário: 17h
Oficina: Desafios e potencialidades do consumo compartilhado.
Participantes Mediadores:
Fernanda Paes Leme
Mestre e Doutora em Direito Civil pela UERJ. Coordenadora da Graduação em Direito do Ibmec RJ. Professora Titular de Direito Civil do Ibmec. Membro Fundadora do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (Ibdcont). Membro do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil (Iberc).

Flavia Zangerolame
Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora assistente de Direito Civil na Faculdade de Direito do IBMEC-RJ. Professora de Direito Civil dos cursos de especialização da CEPED-UERJ, PUC-Rio e EMERJ. Pesquisadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Líder do Grupo de pesquisa CNPQ-CAPES “Tutela das Famílias, Criança e Adolescente: Estudos na perspectiva Civil-Constitucional”

Rafael Viola
Doutorando em Ciências Jurídico-Civis pela Universidade de Lisboa. Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em European Private Law pela Salzburg Universitat. Professor de Direito do IBMEC-RJ. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu da Escola de Direito RIO da Fundação Getúlio Vargas. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Palestrantes
Thais Jorge

Pedro Gueiros
Advogado associado na área de proteção de dados e regulatório de novas tecnologias do Lima ≡ Feigelson Advogados. Graduado em Direito pelo Ibmec-RJ. Autor de artigos jurídicos.
Thais Jorge. Advogada do Grupo Spot Educação. Graduada em Direito pelo Ibmec-RJ. Voluntária do aplicativo Mudamos, desenvolvido pelo ITS Rio. Membra do Grupo de Pesquisa e Extensão Direito no Cárcere da Universidade Federal Fluminense, campus Volta Redonda. Membra do Grupo de Estudos de Constitucionalismo Internacional do Ibmec-RJ (CNPQ).

Dia 23/10/2020
Horário: 16h
Debate: Economia Circular na Construção de um Novo Mundo
Palestrantes: Fabio Oroski e Ana Beatriz Moraes
Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Doutor em Gestão e Inovação Tecnológica (conceito 6 CAPES) pela Escola de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e Mestre em Gestão e Inovação Tecnológica (conceito 6 CAPES) pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia Industrial e Gestão, com ênfase em Engenharia Econômica, Gestão da Inovação, Planejamento e Avaliação de Projetos, Marketing e Logística. Atuou nas áreas de Estratégia, Planejamento, Marketing e Supply Chain de grandes empresas. Estuda Economia da Inovação, Difusão das Inovações e Modelos de Negócio. Possui larga experiência em avaliação de projetos (EVTEs), inovação e estratégia organizacional. Linhas de pesquisa: bioeconomia, economia circular, sistemas alimentares sustentáveis, perda e desperdício de alimentos

INSCREVA-SE NO EVENTO