O que o mundo espera da próxima geração de arquitetos?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O mundo está passando por muitas transformações. Estamos enfrentando uma pandemia de escala global que irá alterar para sempre o planejamento dos espaços privados, dos espaços coletivos e a forma como nos relacionamos. Além disso, temos o rápido avanço das tecnologias digitais que, cada vez mais, afetam a forma como os projetos de arquitetura são desenvolvidos e a forma como nos relacionamos com o mundo.

Diante de tantas mudanças, o que o mercado espera da próxima geração de arquitetos? Qual o perfil profissional mais adequado para os jovens arquitetos e urbanistas que irão começar a atuar nos próximos anos?

Convidamos três importantes arquitetos para um bate papo, no dia 27/10, a partir das 17h, sobre essas questões, são ele:

Gustavo Penna
Arquiteto e fundador do escritório GPA&A. Membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e da Fundação Dom Cabral. Sócio fundador da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP). Autor de projetos como o Expominas (Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais), o Monumento à Liberdade de Imprensa, o Memorial da Imigração Japonesa, na Pampulha, os Museu de Congonhas (patrimônio cultural da humanidade), Santana e Regina Mundi, o novo Estádio do Mineirão, a Escola Guignard (considerada uma das 30 obras mais relevantes da arquitetura no Brasil).

Fernanda Basques
Arquiteta e Urbanista. Sócia diretoria da Viabile Arquitetura + Engenharia desde 2004. Presidente da AsBEA-MG na gestão 2018/2019, reeleita para o biênio 2020/2021. Especializada em Arquitetura Hospitalar e de Saúde, atua na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Possui larga experiência no gerenciamento de projetos, atuando como agente de coordenação das interfaces interdisciplinares, administrando prazos, recursos, custos e informações.

Gustavo Rocha
Arquiteto e Urbanista, fundou com seus sócios a Sito Arquitetura em 1994, após vencer o concurso para o Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga MG, obra que após concluída, deu origem ao livro de 2006 Arquitetura Comentada – Edifícios Culturais. Na Sito Arquitetura, conduz projetos de diversas escalas e tipologias no Brasil e no exterior, vencendo diversos concursos tais como Sede da Cohab – MG, Marco do Centenário de BH – Praça da Bandeira e Centro de Convivência da UFJF. Como diretor de tecnologia da AsBEA, conduziu o GT BIM da AsBEA MG entre 2014-2016. Foi diretor da AsBEA entre 2010 e 2018, é conselheiro suplente do CAU-MG e conselheiro da AsBEA. Atualmente é o Representante no Brasil do American Institute of Architects – International Region.

O evento marca o lançamento da parceria entre o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec e a ASBEA/MG (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura).

Participe! Esperamos por você!

Serviço
O que o mundo espera da próxima geração de arquitetos?

Data: 27/10
Horário: 17h
Local: ambiente online. O link será enviado no dia do evento.

INSCREVA-SE NO EVENTO