“O Papel dos Sindicatos nas Políticas Públicas de Emprego no Brasil”

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No dia 30/04 (sexta-feira), às 9h50 (manhã), o Ibmec SP irá promover, pela disciplina de Análise de Políticas Públicas, do curso de Relações Internacionais, aula sobre “O Papel dos Sindicatos nas Políticas Públicas de Emprego no Brasil”, com Ricardo Patah, presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores e atual presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

A mediação será realizada por Andrea Matarazzo e Daniela Alves, professores na disciplina de Análise de Políticas Públicas do curso de Relações Internacionais do Ibmec SP.

Conheça os participantes

É presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores e o atual presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade na qual atua desde 1991, tendo ocupado vários cargos até assumir a Presidência, em 2003. Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC SP). Delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da OIT em 1999, Patah foi representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS em 2001 e membro do Conselho da Previdência Social em 2005. Desde maio de 2007, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que reúne representantes da sociedade civil: empresários, sindicalistas, políticos e líderes de movimentos sociais.

Professor na disciplina de Análise de Políticas Públicas, no curso de Relações Internacionais, do Ibmec SP. Presidente da Matarazzo Holding. Tem 30 anos de vida pública e passou pelas três esferas de poder. Foi ministro de Estado Chefe, da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República (1999/2001); embaixador do Brasil junto a República Italiana (dezembro 2001/dezembro 2002); Secretário de Política Industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (1992/1993); Secretário de Estado da Cultura; Secretário de Energia do Governo do Estado de São Paulo (1998); Presidente da Companhia Energética de São Paulo – CESP (1995-1998) Secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo (janeiro/2005 a setembro/2009); Secretário de Serviços da Prefeitura de São Paulo; Subprefeito da Sé (2005 a 2007) e Vereador Eleito em São Paulo, em 2012.

Professora no curso de Relações Internacionais do Ibmec SP. Empresária, diretora do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI). Internacionalista, mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi diretora executiva adjunta da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED). Vencedora do prêmio “Libertas”, concedido pelo Escritório das Nações Unidas, sobre Drogas e Crime; e do prêmio “The Outstanding Young Persons”, concedido pela Junior Chamber International. Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP; conselheira do Instituto pelo Diálogo Intercultural; pesquisadora associada no Laboratório de Bioética e Ética na Ciência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. 

Agenda:

  • “O Papel dos Sindicatos nas Políticas Públicas de Emprego no Brasil”
  • Dia: 30/04 (sexta-feira)
  • Horário: 9h50 (manhã)
  • Público: alunos do Ibmec

INSCREVA-SE NO EVENTO