A Atividade de Inteligência no Século XXI

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Atividade de Inteligência no Século XXI

No dia 10/05 (segunda-feira), o Ibmec SP irá promover palestra online: “A Atividade de Inteligências no Século XXI”, às 8h (manhã), com Dr. Fábio Costa, procurador de Justiça no Rio Grande do Sul e presidente da ABEIC (Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência).

Sobre o evento

O evento será dividido em três partes: na primeira, será abordada a atividade de inteligência moderna, a partir da Segunda Guerra, com especial atenção aos seus desdobramentos no curso da globalização, haverá conceituação sobre a diferença entre inteligência e investigação, bem como uma breve análise sobre a atividade desenvolvida no Brasil; na segunda parte será apresentada a contrainteligência, com sua conceituação e aplicação; na terceira, será feira uma exposição comparativa da inteligência desenvolvida no Brasil e em Portugal, como forma de apresentar modelos da atividade de inteligência.

Ao longo da exposição haverá interação com a turma tratando de questões fundamentais, quando serão feitos debates em torno das seguintes perguntas: O que é a inteligência? Pode a atividade de inteligência ser compatível com Estados Democráticos de Direito? Qual o papel da inteligência pós-pandemia? Além disso, serão observado o Caso Snowden e a democracia.

Mediação

Doutor em Direito Internacional (USP e Universidade de Bologna), superintendente de Produtos de Seguros na B3. Atuou como advogado em bancos, seguradoras e escritórios de advocacia. É coordenador dos cursos de Direito e Relações Internacional no Ibmec SP.

Professor do curso de Relações Internacionais no Ibmec SP. Doutor e mestre em Ciência Política (USP), com pesquisa sobre o Pensamento Político e Militar Brasileiro; bacharel (1992) e licenciado (1995) em Filosofia (USP). Exerceu funções de consultoria em Política Internacional em Brasília na atividade de analista Político Sênior e exerceu função de assessor político e de planejamento estratégico da Presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI-CD) e da Liderança de Partido no Senado Federal.  Foi diretor adjunto e diretor do CEPEG da ADESG/POA/RS. Ministra cursos e palestras sobre relações internacionais, política internacional, pensamento político e militar brasileiro, bem como de conjuntura política brasileira. É autor do livro “Como Destruir um País – Uma Aventura Socialista na Venezuela”, sobre o pensamento militar brasileiro.

Agenda

INSCREVA-SE NO EVENTO