Processo Seletivo exclusivo para alunos da Pós-Graduação Ibmec.
As novas tecnologias vêm revolucionando e alterando de forma significativa a economia e o modo de viver das pessoas.
Em um cenário de tamanha inovação, surgem dúvidas acerca dos fenômenos inerentes à economia digital, amplamente debatida no cenário internacional e com grande repercussão nos sistemas econômico, financeiro e tributário, inclusive brasileiros, nas relações de trabalho e na nova organização dos meios de produção, distribuição e consumo, de modo a se tornar urgente o debate, objetivo, estruturado e multidisciplinar acerca dos impactos e do melhor modelo a ser adotado pelo Brasil nesse cenário.
Inspirados por este cenário, a Coordenação da Pós-Graduação do Ibmec-RJ, em parceria com a Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF, lançou o Processo Seletivo para o Observatório de Economia Digital.
O grupo visa enfrentar esse grande desafio, com base no cenário normativo, econômico e regulatório, além das tendências fruto das discussões e implementações internacionais, analisando casos concretos e discutindo estratégias para o dia a dia do mundo corporativo, com a participação de acadêmicos, de profissionais e de representantes de grandes segmentos.
Metodologia:
A metodologia adotada para este projeto será composta por apresentação de seminários pelos alunos, no total de 2 (dois) por encontro, com base em bibliografia previamente disponibilizada, seguida de debates dos integrantes e convidados.
A apresentação deverá ser circulada com, no mínimo, 72 (setenta e duas horas) de antecedência.
Os alunos seminaristas farão um relatório de críticas recebidas e elaborarão um artigo, de até 15 (quinze) laudas, sem contar anexos e bibliografia, no prazo de 30 (trinta) dias, para publicação no Portal Migalhas, após revisão de um dos Professores do grupo e do coordenador.
Professor Coordenador:
Felipe Kertesz Renault
– Professor dos Programas de Educação Executiva do IBMEC.
– Doutor em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento pela UERJ.
– Mestre em Direito Constitucional pela UFF.
– Especialista em Direito Fiscal pela PUC-RJ.
– Advogado, Sócio do Renault, Zattar, Da Gama e Rodrigues Pires Advogados.
Apoio:
– Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF