48ª Edição de Melhores e Maiores da Exame contará com metodologia exclusiva do Ibmec

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A avaliação das empresas este ano será atrelada à eficiência econômico-financeira e ao nível de aderência à agenda de ESG
48ª Edição de Melhores e Maiores da Exame

O ranking de Melhores e Maiores da EXAME está em sua 48ª edição e será publicado na edição de outubro deste ano. Seu objetivo é medir o desempenho das empresas individualmente, com base em dados públicos – a exemplo das demonstrações contábeis no Diário Oficial dos estados, balanços divulgados em fontes fidedignas (B3 e CVM) e veículos de comunicação idôneos de grande circulação–, mapeando as corporações com resultados econômico-financeiros e boas práticas de governança corporativa que impulsionem sua performance e se apresentem como fatores inerentes à longevidade das mesmas.

Para a edição de 2021, a Exame contará com uma metodologia exclusiva desenvolvida pelo Ibmec, uma das principais escolas de negócios do Brasil, para avaliar empresas de 20 setores.

Os indicadores que compõem a metodologia evidenciam o fato de que políticas direcionadas ao ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) não prejudicam o desempenho econômico-financeiro das corporações. Pelo contrário.

Dessa forma, conforme pontua Ricardo Macedo, professor de Economia do Ibmec RJ e coordenador técnico da metodologia, o ranking da EXAME também faz uma análise atual sobre o capitalismo brasileiro. “As iniciativas socioambientais e alinhadas ao compliance são imprescindíveis não só para comprovar o compromisso da empresa com a sociedade, mas também para que ela se posicione de forma positiva na bolsa de valores, que, hoje, possui a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial, o ISE B3, cuja finalidade é colaborar para a tomada de decisão assertiva de investidores, além de incentivar as empresas a adotarem boas práticas de sustentabilidade”, explica Macedo.

“Melhores e Maiores sempre foi a premiação mais reconhecida da economia brasileira. Agora, considerando também as ações no âmbito social, ambiental e de governança, conseguimos ter um retrato mais atual e mais fiel das empresas com bons resultados e práticas responsáveis”, afirma Lucas Amorim, diretor de redação da EXAME.

A metodologia do Ibmec visa ainda ampliar o conceito de maior e melhor. “O quantitativo já não é o suficiente. Nossos indicadores irão incorporar o papel da empresa dentro da sociedade à avaliação, de modo que ele seja colocado em primeiro plano”, destaca o docente.

Caso as empresas participantes sintam a necessidade de retificar informações, poderão entrar em contato com a equipe responsável pela captação e exame dos insumos por meio do e-mail mmexame@ibmec.edu.br. 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios