Semana do Setembro Amarelo – CASA | Ibmec RJ

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A partir do dia 13 de setembro, a equipe CASA fará uma série de encontros para tratar sobre o Setembro Amarelo. Confira a programação:

.

Segunda-feira, 13/09 – 12h às 13h
Evento para alunos da Graduação
Modalidade: On-line

Saúde Mental no contexto das Olimpíadas:
O que a atleta Simone Biles pode nos ensinar?

O episódio exemplo de Simone Biles nas Olímpiadas de Tokyo foi um exemplo de autoconhecimento e saúde mental. O que podemos aprender com Simone? Nós sabemos identificar nossos limites e colocá-los para os outros? Nesse evento, vamos discutir um pouco mais sobre como é possível aprender com Simone e trazer esse aprendizado para o nosso cotidiano.

Palestrante:

Adriana Amaral do Espírito Santo
CRP05/31762- Psicóloga clínica e do esporte, gestalt-terapeuta, doutora em psicologia social, professora do curso de especialização em psicologia do esporte da UNIFASE.


Terça-feira, 14/09 – 18h às 19h
Evento para alunos da Graduação e Pós-Graduação
Modalidade: Híbrido – unidade Barra

Bem-estar e felicidade

Sabia que existe uma definição teórica para felicidade? Neste encontro vamos apresentar o conceito de Bem-estar, como aplicá-lo no seu dia a dia e como utilizá-lo para combater o cansaço e o esgotamento no contexto profissional e educacional. A qualidade de vida e o bem-estar estão amplamente relacionados, venha entender com a gente um pouco mais de como essa relação ocorre. 

Palestrantes:

Régia Facundo
Supervisora da CASA e do Carreiras do Ibmec RJ

Bianca Tisi
Analista de Suporte ao Aluno


Quarta-feira, 15/09 – 12h
Evento para alunos da Graduação
Modalidade: Híbrido – unidade Centro

Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução!

Em homenagem ao mês de conscientização à prevenção do suicídio, vamos falar sobre a valorização da vida, acolhimento e prevenção. Não basta apenas identificarmos o que nos causa sofrimento, mas buscarmos estratégias de lidar. Esse assunto não deve ser tratado como tabu. A negação não é o melhor caminho!

Palestrantes:

Luana Menezes
Psicóloga da CASA

Bianca Tisi
Analista de Suporte ao Aluno


Quarta-feira, 15/09 – 18h
Evento para alunos da Graduação
Modalidade: On-line

Ansioso, eu? – Cuidados da saúde mental na universidade

A ansiedade é uma resposta normal a eventos estressantes da vida e é apresentada por todos nós em algum nível. O problema é quando ela foge do nosso controle e impacta as nossas atividades ou nosso cotidiano. E, quando achamos que não pode piorar, ainda têm as pressões que vivemos diariamente e que, muitas vezes, aumentam a nossa ansiedade. Nesse bate-papo, conheceremos mais sobre a ansiedade, como lidar com ela e com as pressões que insistem em nos perseguir.

Palestrantes:

Luana Menezes
Psicóloga da CASA

Bianca Tisi
Analista de Suporte ao Aluno


Quinta-feira, 16/09 – 18h
Evento para alunos da Graduação e Pós-Graduação
Modalidade: Híbrido – unidade Barra

Saúde mental na prática

Todos queremos ser felizes e nos afastar do sofrimento. Queremos satisfação, amor e paz. Mindfulness, ou atenção plena, é uma forma específica de exercitar as faculdades psíquicas, que desenvolve a saúde mental e enriquece a experiência atual de viver. Mais de 30 anos de pesquisas em neurociência e ciência cognitiva evidenciam seus resultados. Faça-se presente no dia 16, para fazer-se presente em todos os dias.

Palestrante:

Felipe Octaviano
Psicólogo, instrutor de Mindfulness há dez anos, qualificado pela UERJ, Mente aberta (Unifesp) e pelo Mindful Schools, Califórnia.


Informações importantes:

O link de acesso aos eventos na modalidade online e a sala física, daqueles que serão realizados de forma híbrida, serão enviados por e-mail a todos os inscritos um dia antes do evento ocorrer.

Os eventos que serão oferecidos na modalidade híbrida possuem limitação de pessoas.

Todos os eventos oferecerão 5 horas PEX para os alunos que confirmarem sua presença.