Papo de Carreiras: Entrevista com Marcio Lima Medeiros

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 9 minutos

O Ibmec Carreiras em parceria com o Hubs, possui um Projeto de criação de conteúdo chamado “Inovação + Carreiras” que tem como objetivo criar conteúdos com profissionais e empresas a fim de compartilhar insights com os alunos.

Nesta edição, o Inovação + Carreiras realizou uma entrevista com Marcio Lima Medeiros, atualmente CFO da Ghelere Transportes e Professor do Ibmec de Pós-Graduação nas Disciplinas de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance; Gestão Estratégica; Administração Estratégica; Liderança e Regulação Econômica. Durante a entrevista, Marcio nos contou um pouco sobre sua trajetória profissional e deu algumas dicas para os profissionais da área financeira. Confira! 

CFO da Ghelere Transportes e Professor do Ibmec de Pós-Graduação no Ibmec; Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UNB) e Master en Direccion y Gestion de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidade de Alcalá e Organización Iberoamaericana de Seguridad Social. 

Possui Certificações em ICSS voltada a gestores de fundos de pensão, CPCa – Compliance e Anticorrupção e CP3P – Certificação de Parceria Público Privada e Infraestrutura. Dedica-se à pesquisa e escreve artigos de temas nas áreas de governança corporativa, compliance, gestão de riscos, administração estratégica, gestão de projetos e indicadores de desempenho, além de ser autor de 2 livros. 

 

Carreiras: Nos conte um pouco sobre sua trajetória profissional e como desenvolveu sua carreira:
Minha carreira foi forjada na dificuldade – tenho origem de família humilde. Então comecei a trabalhar cedo. Ministro aulas de matemática e física mesmo antes de me formar em física.  Fui Meteorologista na Aeronáutica. A FAB foi uma grande escola para mim. Depois ingressei no cargo de Analista de orçamento do Ministério Público da União, mas sempre mantive uma ligação com a academia ministrando aulas no ensino médio, depois em faculdades e cursos executivos. Em 2005 resolvi focar minha carreira para me tornar um executivo de empresas. Fui estudar Planejamento Estratégico, Governança Corporativa, Indicadores de Desempenho. Gestão de Projetos e Processos. Fiz vários cursos nessas áreas e coordenei vários projetos privados e públicos. Em 2006 iniciei um mestrado na UnB em economia. Por razões de trabalho tive que parar, mas retomei em 2008. Nesse momento eu já ocupava uma função de Diretor Executivo de um Plano de Saúde e tinha como meta sempre mergulhar e conhecer muito do negócio por onde passava. Minha tese foi sobre as falhas de mercado na saúde suplementar. Por isso consegui fazer uma verdadeira revolução na governança e gestão do plano de saúde. Esse trabalho me trouxe o convite de ser o responsável pela condução do Primeiro Planejamento Estratégico Institucional do Ministério Público federal – MPF. Em 2014 participei de um processo seletivo e me tornei Diretor de Administração e Finanças do Fundo de Pensão – Funpresp-Jud. Aproveitei e fiz um Master em Direção e Gestão de fundos de Pensão pela Universidade de Alcalá.  Em 2019 fui convidado para ser Diretor de Administração do Dnit pelo Governador Tarcísio de Freitas. Um amigo em comum, André Kuhn também professor do Ibmec nos colocou em contato. O Dnit foi uma pós-graduação intensiva. Ali pude fazer um trabalho de choque de gestão e economizar R$ 121 MM nos 100 primeiros dias. Em 2020 fui convidado pelo então Ministro Tarcísio para replicar o trabalho na estatal – Valec. Dnit e Valec foram muito associadas no passado com gestão ineficiente e gestão fraudulenta. Conseguimos modernizar, digitalizar a estatal, iniciar um processo inovador de investimento cruzado – construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – FICO pela Vale com recursos privados oriundos de pagamento de parte de outorga de renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro vitória a Minas (EFVM) e dar início ao processo da primeira incorporação de estatais – Valec incorporou a EPL – projeto que desenvolvi com apoio da Consultoria Falconi resultava e economia de aproximadamente R$ 90 MM ano. Em 2023 iniciei um novo desafio para estruturar a operação financeira, governança e o futuro IPO da empresa Ghelere Transportes na qual exerço atualmente a função de CFO.

Carreiras: Em sua opinião, quais as principais mudanças sofridas nos últimos anos dentro do setor financeiro, com relação a desenvolvimento de trabalho, processos e relevância para o mercado de trabalho?
O setor financeiro sofreu uma verdadeira revolução em razão de alguns aspectos: i) as evoluções e ondas da governança corporativa desde a criação do Relatório Cadbury, Lei Sarbanes-Oxley, Crise de 2008, LGPD e ESG; ii) Evolução do Compliance e Gestão de Riscos nas Instituições, especialmente as áreas financeiras; iii) Lei anticorrupção; e IV) novas tecnologias e ERPs integrados. Todas essas questões exigem a necessidade de aprimoramento da gestão de riscos, uma formação mais ampla do profissional da área financeira, visão estratégica, conhecimento sobre finanças, governança, contabilidade, business intelligence, gestão, etc. 
O professional que atua no setor financeiro hoje tem uma exigência muito superior ao passado. O profissional atual precisa de uma informação sistêmica e uma visão estratégica não exigida anteriormente. Por isso escolas como o Ibmec que propiciam formações com professores que atuam no mercado faz muita diferença. Eu não tive esse privilégio. Tive que carregar muita pedra e prender sozinho e na marra. 

Carreiras: Quais principais desafios para se manter atualizado após tantas inserções tecnológicas?
Eu costumo dizer um ensinamento importante. Sistema é diferente de software (ERP, solução tecnológica).  ERP ou soluções tecnológicas trazem ganho de escala e usabilidade, mas primeiro ensinamento é que há necessidade de existir um sistema estabelecido prévio: Qual o propósito do processo? Quais são suas entradas? Quais ações interferem ou impactam a produtividade ou eficiência do processo? Quais saídas esperadas do processo? 
A partir desse ensinamento é preciso estar com a mente aberta às possibilidades tecnológicas que vão facilitar demais seu trabalho: Big Data, BI, IA, IoT, Mineração de Dados. Uma empresa precisa trafegar na jornada de transformar os dados em informações – informações em indicadores e indicadores em conhecimento para tomada de decisão.  Esse caminho atualmente é inevitável para fazer a tecnologia ampliar produtividade e reduzir custo da operação de qualquer negócio.

Carreiras: Qual a importância da capacitação acadêmica para os profissionais da área e quais certificações você acha que são mais relevantes?
A formação acadêmica é necessária para trazer ensinamentos de conceitos e práticas atuais. Trazer reflexões, networking e acesso a conhecimento estruturado. Melhor que seja realizado em instituições que contam com profissionais do mercado para não ser uma formação somente teórica. 
Sugerir certificações e capacitações executivas depende muito do caminho que o profissional deseja trilhar. Hoje há uma gama de certificações e capacitações executivas voltadas para gestão de projetos, processos, governança, compliance, auditoria, parcerias-públicos privadas etc. Eu pessoalmente optei por fazer certificações voltada a gestores de fundos de pensão, pois fui dirigente da área; CPCa – Compliance e Anticorrupção entendo ser importante para gestores públicos e gestores privados com negócios com o setor público; CP3P – Certificação de Parceria Público Privada e Infraestrutura, pois atuei no setor de infraestrutura. Fiz também capacitações importantes, inclusive internacionais, sobre negociação, gestão de projetos, finanças corporativas, M&A – fusões e aquisições de corporações e liderança estratégica. 

Para quem opera no mercado financeiro para atender clientes pode precisar fazer as seguintes certificações: CFP (Planejar), CNPI (APIMEC) CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGE, CGA (Anbima) – voltadas a atuações típicas que vão certificar o conhecimento sobre o mercado financeiro e autorizar sua atuação em alguma atividade específica). Eu pessoalmente sou um pouco crítico dessas certificações, pois são muito teóricas, mas dependendo de sua atuação vai precisar. 

Carreiras: A partir de sua perspectiva e experiência de mercado, o que os profissionais que estão hoje se formando na área podem esperar para o mercado nos próximos anos? 
O mercado de altos executivos ou de lideranças táticas da área financeira espera um profissional com formação sólida em finanças corporativa, governança, gestão de riscos, compliance, gestão estratégica, conhecimento sobre análise de dados, mas também com visão sistêmica e capacidade de entrega e liderança de equipe.

Carreiras: Dicas de fontes de informação e atualização na área de finanças: sites, revistas, livros, cursos, podcasts… 
Atualmente, estamos muito bem servidos com materiais sobre finanças. Existem alguns clássicos importantes a se ter na cabeceira. Vou sugerir somente o básico:
Um livro sobre Administração financeira – gosto do Stephen A. Ross, Randolph W. Westerfield, mas existem outros;
Livro sobre finanças corporativas – ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. 8. ed. Editora Atlas, 2020;
Livro sobre Mercado Financeiro – ASSAF Neto, A. Mercado financeiro. Editora Atlas, 2018.
Livro sobre métricas de avaliação de empresas – ASAAF NETO, A. Valuation – Métricas de Valor e Avaliação de Empresas. Editora Atlas, 2019.
Análise de Demonstrativos Financeiros da performance Empresarial – aprender a entender o significado das demonstrações financeiras das empresas;
Finanças comportamentais – KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Editora Objetiva, 2012;
Economia Comportamental – Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade;
Site/Blog – InvestNews e Investing.com São site completamente abertos e gratuitos.
Sites – CVM- SUSEP, ANBIMA, B3 e IBGC são sites com várias publicações e cursos sobre esse universo que ronda a área de finanças.

 Gostou da entrevista? Você pode acompanhar o projeto Inovação + Carreiras via Instagram onde estamos sempre postando conteúdos novos

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios