Orgulho Ibmec | Juliana Gueiros, Alumni do curso de Administração do Ibmec Rio de Janeiro, fala um pouco sua trajetória profissional

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Juliana Gueiros, Alumni do curso de Administração do Ibmec Rio de Janeiro, dividiu conosco um pouco de sua trajetória acadêmica e profissional.

“Eu fiz Administração no Ibmec Rio de Janeiro e adorei a graduação. Nunca tive muita certeza de qual curso seguir, mas optei por Administração porque englobava tudo o que poderia me ajudar em diversas áreas diferentes, onde eu pudesse me inserir no mercado de trabalho. Realmente gostei das matérias e dos professores, alguns dos quais, como Paula Esteban, foram verdadeiras inspirações, não apenas na matéria, mas na vida, ensinando-me a lidar com as situações. Acho as aulas muito completas e realmente fornecem uma visão abrangente do negócio. 

Um pouco sobre minha trajetória profissional: Formei-me na escola em 2012 e, no ano seguinte, fui para Paris estudar no Le Cordon Bleu, onde cursei culinária e confeitaria durante cerca de nove meses, seguido de três meses de estágio. Depois de concluir o estágio, fiquei um pouco indecisa sobre continuar trabalhando em um restaurante lá, mas decidi voltar para o Brasil. Eu era muito jovem na época, pois fui para Paris com 17 anos e retornei com 18, prestes a completar 19. Apesar de ter amado a faculdade de gastronomia e sempre ter tido amor por cozinhar, não me vi trabalhando em restaurantes a longo prazo, embora tenha sido uma experiência valiosa e enriquecedora.  

Após retornar ao Brasil, decidi buscar uma segunda graduação para explorar minhas possibilidades e optei por Administração no Ibmec RJ. Naquele momento, não tinha um foco tão específico, era algo que poderia me levar a vários caminhos diferentes. Durante a graduação, consegui um estágio no Grupo Trigo, o que foi muito interessante, pois era um grupo de alimentação, mas eu trabalhava no lado administrativo, aplicando o que aprendi na faculdade e obtendo uma visão diferente do negócio. Trabalhei na área de inteligência de negócios por quatro meses como estagiária e fui efetivada. Permaneci dois anos no Trigo e depois me mudei para a Dinamarca com meu namorado, onde trabalhei em uma padaria, desempenhando funções tanto na área de confeitaria quanto na administração do negócio. Passei um ano lá e depois retornei ao Brasil. 

A ideia inicial era ficarmos apenas seis meses na Dinamarca, porém acabamos estendendo nossa estadia para um ano. Voltei ao Brasil dois meses antes do início da pandemia. Durante esses dois meses, decidi retomar a ideia de fornecer refeições prontas, algo que já havia feito durante a faculdade no Ibmec. Nos primeiros três períodos, enquanto estudava à tarde, eu entregava quentinhas para escritórios, com uma comida saudável e equilibrada. No entanto, com o início da pandemia e a falta de estrutura e equipe montada, decidi pausar essa atividade para reavaliar. 

Nesse período de incerteza, uma amiga sugeriu que eu começasse a ensinar as pessoas a cozinhar, já que muitas estavam precisando se virar na cozinha. Comecei a postar receitas no Instagram diariamente e, em apenas quatro meses, alcancei 50.000 seguidores. Após um ano, comecei a receber contratos de publicidade e a trabalhar nisso. Hoje em dia, tenho minha empresa, @julianaggueiros, que produz conteúdo para o Instagram, combinando meus conhecimentos em administração e culinária. Em 2021, recebi um e-mail da Editora Intrínseca perguntando se eu tinha interesse em escrever um livro, e aceitei. Desde então, venho trabalhando neste livro há dois anos, com mais um ano dedicado à edição de fotografias. 

Um pouco mais sobre o livro “Na Cozinha com Juliana Gueiros”: Sempre gostei de cozinhar desde muito pequena e isso sempre fez parte da minha rotina. Comprar livros de culinária era uma paixão e, ao entrar numa livraria, sempre visitava primeiro a sessão de culinária. Participar desse projeto foi um verdadeiro sonho. A ideia da editora era escrever um livro que explicasse o básico da cozinha para que qualquer pessoa pudesse cozinhar. Tenho a intenção de desmistificar as técnicas culinárias, explicando não apenas como fazer, mas também o porquê de cada passo.
Passei quase um ano e meio escrevendo o livro, seguido pela produção das fotos, que fizemos em casa ao longo de dois meses. Meu namorado, que é um fotógrafo amador, tirou todas as fotos do livro.
Com o lançamento do livro, estou muito feliz com os feedbacks e os comentários recebidos, sendo um dos livros mais vendidos da Livraria da Travessa do Shopping Leblon e listado no Globo como nono livro mais vendido de não-ficção.

É incrível ver tantos anos de trabalho finalmente materializados num livro e receber relatos emocionantes dos leitores. Tem sido uma experiência verdadeiramente gratificante.”

Juliana, desejamos que sua trajetória continue sendo brilhante. Nós do Ibmec estamos orgulhosos de você! ✨

Ibmec-se!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios