Os principais investimentos para estudantes

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Quem acabou de entrar na universidade sabe muito bem o quanto é difícil conseguir uma renda confortável, já que nem sempre encontramos uma oportunidade de trabalho que pague bem logo no início de carreira. Por esse motivo, procurar um investimento para estudantes é uma opção bastante viável, ainda mais se você está pensando no seu futuro.

Afinal de contas, ter uma boa relação com o seu dinheiro é uma forma de garantir a economia das suas finanças. Além disso, pode ser uma oportunidade para abrir o seu próprio negócio ou investir em qualificações futuras, como uma especialização ou pós-graduação.

No artigo de hoje, acompanhe alguns dos principais investimentos para estudantes e comece agora mesmo a pensar na sua estabilidade financeira!

Por que é importante investir? 

É bem provável que você já tenha ouvido por aí, seja de algum familiar ou amigo, que é importante poupar dinheiro para o futuro. Mas, por que procurar por um investimento para estudantes? 

Bem, vamos aos poucos: em primeiro lugar, quando você poupa a sua renda, você tem mais conforto para investimentos futuros, ainda mais em períodos de crise ou instabilidades financeiras.

Precisamos ser realistas também: os universitários que desejam ter uma carreira de sucesso precisam ter qualificações e, ao mesmo tempo, conciliar os custos comuns dos dia a dia, como transporte, alimentação e moradia. Então, procurar por um investimento para estudantes é uma das melhores formas de começar a construir o seu futuro, sem se afundar em dívidas.

Por isso, procurar um investimento para estudantes logo no início da sua jornada universitária é uma maneira de ter a tão sonhada estabilidade financeira em pouco tempo, ou mesmo uma reserva de dinheiro para os períodos mais difíceis.

Tipos de investimento para estudantes

Mas, calma! Antes de começar o seu investimento, é preciso conhecer quais são as opções mais recomendadas para os estudantes. Dessa forma, você pode ter um bom rendimento e, de fato, começar a preparar o seu futuro. A seguir, conheça alguns dos tipos de investimento para estudantes mais recomendados.

1 – Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Governo Federal, que permite o investimento em títulos públicos. Ou seja, você investe em títulos pré e pós-fixados, que estão atrelados à taxa básica de juros (Selic) ou mesmo à inflação. Em termos práticos, é muito difícil perder dinheiro com o investimento no Tesouro Direto.

Além do mais, o título público pode render até 100% do seu investimento em cinco anos. O valor para começar a investir não é alto e, por conta disso, esse é um investimento para estudantes muito popular.

A imagem contém dois jovens. Um está sentado e apontando para a tela do computador, mostrando investimento para estudantes. O outro está de pé e olha para a tela para a qual seu colega está apontando.
Investimento para estudantes envolve muita pesquisa e análise pelo interessado para escolher o melhor tipo de investimento!

2 – CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de aplicação com renda fixa dos bancos e corretoras. A grande vantagem como investimento para estudantes é que você pode começar com uma quantia pequena, com mais ou menos R$100,00, e manter por alguns anos até começar a ganhar dinheiro, com a taxa de juros fixadas. E cá entre nós: os ganhos são ótimos!

3 – Poupança

Quem nunca ouviu falar da boa e velha poupança, não é mesmo? Apesar de ter um rendimento um pouco menor, principalmente quando comparada ao Tesouro Direto e o CDB, ela é uma opção de investimento para estudantes bastante segura, além de não gerar dificuldades para o investidor na hora de retirar o dinheiro.

A poupança também não possui taxas administrativas para os correntistas e você pode começar o seu investimento com qualquer valor. Claro que, quanto mais dinheiro é investido, maior o retorno. Mas, se você não tiver pressa, é uma boa forma de guardar uma renda extra e poupar para o futuro.

4 – Ações

As famosas ações da BOVESPA já são conhecidas por todo mundo que procura um bom investimento, não só os estudantes. Atualmente, a bolsa de valores de São Paulo está entre as 20 maiores do mundo, com operações de compra e venda de grandes empresas, bem como de empreendimentos em expansão.

Quando você investe em uma ação é como se estivéssemos nos tornando sócios minoritários de uma empresa. Dessa forma, podemos lucrar de duas maneiras: quando o negócio distribui o lucro entre as partes, ou quando você vende a sua ação para o mercado.

Esse é um bom tipo de investimento para estudantes que estão em busca de desafios e não têm medo de riscos. No entanto, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o mercado financeiro, antes de investir a sua grana.

Como escolher o melhor investimento para estudantes?

Sabemos que você, estudante, está no início da carreira e nem sempre é fácil administrar o próprio dinheiro. Por esse motivo, escolher o melhor investimento é uma tarefa difícil e você vai precisar ponderar o quanto está disposto(a) a arriscar, conforme a margem de lucros.

Sendo assim, para escolher o melhor investimento para estudantes, você precisa ponderar os riscos e o quanto está disposto a investir. Recomendamos colocar, pelo menos, 50% do seu capital em investimentos mais seguros, como a poupança, para ter proteção contra as perdas.

Assim, mesmo que você faça um investimento de risco com os outros 50%, não tem risco de ficar zerado no banco. Aos poucos, você consegue recuperar o que perdeu e garantir uma reserva financeira.

Dicas de como fazer investimento para estudantes

Se você chegou até aqui e tem interesse em investimento para estudantes, o primeiro passo é iniciar o seu planejamento. Assim como tudo na vida, se você não se planejar antes, pode acabar caindo em uma verdadeira “furada”.

Então, fique atento(a) a algumas dicas que separamos para você:

  • Avalie quanto dinheiro você tem para investir;
  • Procure opções de investimentos mais seguras;
  • Dê preferência para instituições de renome e confiáveis;
  • Se quiser arriscar, não comece investindo todo o seu dinheiro;
  • Procure saber mais sobre o mercado financeiro, taxa de juros, etc.;
  • Se precisar, busque ajuda profissional.

Quanto mais cedo você encontrar o seu investimento para estudantes, melhor! Afinal, em poucos anos, é possível ter um bom rendimento e já começar o seu futuro com muito mais comodidade.

Gostou das nossas dicas? O que acha de compartilhar com aquele amigo ou amiga que também tem interesse em fazer investimento para estudantes?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios