Ibmec RJ cria ecossistema de inovação para desenvolver startups

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Startups cariocas poderão participar do Hubs de Inovação e Empreendedorismo do Ibmec RJ, um espaço colaborativo dedicado à inovação. O ambiente foi criado para estimular o networking e o empreendedorismo nessas empresas

O objetivo é desenvolver novos negócios, conectando empreendedores com mentores reconhecidos pelo mercado e grandes empresas que estejam em busca de ideias contemporâneas aplicáveis ao seu negócio.

Para participar, as empresas devem se candidatar de acordo com um dos níveis a seguir.

– Nível Early Stage, no qual a startup deverá ter Pesquisa de Mercado elaborada com evidências de oportunidades de negócio e um Plano Financeiro com viabilidade técnica; 
– Nível Growth, no qual a startup deverá ter um MVP validado, CNPJ e ter um cliente em potencial ou contrato e/ou perspectiva de clientes.

Espaço de aceleração de startups será na capital carioca

O Hubs de Inovação e Empreendedorismo terá sede nos dois campi do Ibmec RJ, um na Barra da Tijuca e o outro no Centro do Rio. O espaço funcionará como uma incubadora e aceleradora para as startups selecionadas.

As empresas podem ter até seis participantes e contarão com mentorias de especialistas convidados de diversas áreas. Os negócios selecionados terão um encontro semanal, presencial ou remoto, com o expert. 

A duração do programa será de até 12 meses, ou seja, um ano. Sendo que esse período será dividido em dois ciclos de seis meses para a produção e evolução do modelo de negócio, com auxílio dos mentores e especialistas.

A Coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Ibmec RJ, Paula Esteban, destaca que essa é uma oportunidade para o empreendedor carioca desenvolver o seu negócio dentro de uma das principais escolas de negócios do país, em um ambiente que promete ser dinâmico e inovador. 

“A interação com alunos e professores do Ibmec, além das mentorias com especialistas do mercado, proporcionam uma rede de relacionamento único e que constituem um importante ativo para o empreendedor.”

Rio é a segunda maior cidade em número de startups no Brasil

Segundo dados da Startup Base, da Abstartups , o Brasil tem mais de 13 mil startups. E o Rio de Janeiro é a segunda cidade com o maior número, perdendo apenas para São Paulo. 

O empreendedorismo também tem crescido no último ano, em parte como resultado da pandemia e do desemprego. Com isso houve um aumento de novos empreendedores. 

Entre os meses de janeiro e setembro de 2020, o registro de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, comparado com o mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros.

“Com o crescimento do desemprego no país, empreender pode ser um caminho. Porém, os riscos de um negócio em meio a uma pandemia precisam ser bem mitigados e conhecidos, garantindo a sustentabilidade do negócio”, alerta Luiz Barbieri, Coordenador do Hubs. 

Por isso pode ser um divisor de águas fazer parte de um ambiente de conexão, de forma gratuita, com mentores reconhecidos pelo mercado e com a chancela do Ibmec. “É uma oportunidade única de acelerar o desenvolvimento das empresas classificadas para o projeto”, diz.

Fonte: Folha Dirigida Online. Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios