Fique por Dentro | Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec BH fizeram maquete para o Congresso Nacional em Brasília

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Durante os meses de fevereiro, março e abril de 2024, um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec BH dedicou-se intensamente à restauração da maquete tátil do Congresso Nacional. Esta maquete havia sido parcialmente danificada durante os ataques aos edifícios na Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorridos em 08 de janeiro de 2023.

A maquete tátil do Congresso é uma estrutura sem fechamento de acrílico, permitindo que deficientes visuais possam tocá-la e compreender a disposição dos prédios projetados por Oscar Niemeyer que compõem o complexo: a cúpula do Senado, a cúpula da Câmara dos Deputados e os dois edifícios administrativos no meio, todos sobre uma base que dá acesso ao complexo.

A tarefa de restaurar a maquete foi assumida pelo professor do Ibmec BH, Carlos Miranda, que selecionou um grupo de alunos para auxiliá-lo, incluindo Anna Rosa Barbosa, Clarissa Drumond, Gabriella Matos, Marcella Barão, Maria Gabriela Resende, Miguel Ferreira, Rebeca Braga e Sofia Limotyrakis.

Para reconstruir as partes danificadas da maquete, os alunos utilizaram impressão 3D e uma máquina de corte a laser. Inicialmente, eles estudaram os desenhos técnicos dos prédios e desenvolveram modelos tridimensionais digitais no laboratório de informática do Ibmec. Em seguida, no Espaço Ibmec Maker, utilizando as máquinas de impressão 3D e corte a laser, eles recriaram meticulosamente cada componente da maquete, sempre sob a supervisão do professor Carlos Miranda.

A restauração da estrutura foi concluída com sucesso e a maquete restaurada será enviada para Brasília, sob os cuidados do setor de Acessibilidade Universal do Congresso Nacional. Lá, ela poderá ser novamente exposta no hall do edifício, cumprindo seu propósito de proporcionar acesso e compreensão do complexo arquitetônico do Congresso Nacional.

Confira alguns registros 📸

Ibmec-se!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios