Efeito Manada: Você pensa por si ou os outros pensam por você? 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O que é? 

Uma pessoa ou um grupo pode ser influenciado a ter diversas atitudes sem qualquer reflexão sobre certo e errado. Agir de acordo com o grupo também é conhecido como efeito manada, e surge da tendência de buscar consenso de pensamentos e ações, desconsiderando as diferenças. Principalmente se agir de outra forma tende a gerar risco ou insegurança frente ao grupo. 

Por quê? 

Isso ocorre frente a situações que causam incertezas, inseguranças e até em situações que afetam nossos sentimentos. 

Quando agimos de acordo com a maioria sentimos segurança e aceitação, evitando punições ou julgamentos em pensar diferente, preservando assim a nossa imagem, gerando um benefício material ou afetivo. 

 A expressão “efeito manada” se refere à tendência de pessoas seguirem uma ação ou opiniões sem analisar efeitos e fatos, podendo gerar desconforto e prejuízos a si e a terceiros. 

O efeito pode ocorrer em situações pequenas no dia a dia (uma pequena parcela de indivíduos) ou em grandes proporções, afetando populações. 

Impactos 

As consequências são pessoais ou coletivas, impactando em prejuízos físicos, psicológicos/emocionais, podendo prejudicar a si (se colocando em risco) e a terceiros (afetando a integridade de outros). 

Mais consequências: 

  • Sofrimento emocional 
  • Insegurança 
  • Constrangimentos 

Como evitar? 

Se distanciar do assunto, perguntar a outras pessoas fora do contexto e se perguntar sobre a decisão ou ação é o melhor caminho. Esta é uma ótima estratégia que contribuí para perceber as influências que estão te motivando e as consequências que podem surgir como reflexo de sua ação. 
  

Pensando de forma crítica: 

  • Analisando os impactos de cada ação: A quem impacta? Como impacta? 
  • Observar o fundamento ou razão para a possível ação: Quais meus objetivos? O que quero causar com esta ação? 
  • Saber lidar e respeitar as diferenças: eu não gosto de algo por ser diferente? Como esta diferença me afeta? 
  • Fundamentar nossas ideias: ler sobre o tema de fontes confiáveis, e de diversos pontos de vista. 
  • Diminuir o risco de ações e impactos para si e para terceiros 

Lembre-se: Se distanciar da situação, contribui para reduzir a adrenalina e te permite pensar com mais calma.   

O Ibmec tem como objetivo uma educação transformadora, criando um impacto positivo para a sociedade, formando profissionais com desenvolvimento do pensamento crítico contribuindo para que sejam protagonistas de sua carreira e vida.  

Lembramos que a Lei 7.716/89, conhecida como a Lei do Racismo, pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade, etnia, religião ou procedência nacional. 

Conte conosco! 

Setor CASA 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios