Como organizar os estudos na faculdade?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A faculdade é uma fase decisiva para entender o que vamos querer sobre nossa carreira profissional. Por isso, para acompanhar as disciplinas e não se perder nos conteúdos, é preciso saber como organizar os estudos.

Os estudos na faculdade nos trazem o repertório necessário para o desenvolvimento das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Além disso, eles também nos ajudam a ampliar nossa visão de mundo e a entender melhor a área que escolhemos.

Mas, muitas vezes, fora da sala de aula,  temos dificuldade em saber como organizar os estudos na faculdade. No entanto, algumas estratégias podem nos ajudar com essa tarefa. Vamos conhecê-las? 

Qual a importância de organizar os estudos?

É importante saber como organizar os estudos para identificar em que fase estamos na nossa curva de aprendizagem. Assim, ao assumir esse compromisso, passamos a compreender nossas deficiências atuais e quais pontos precisam ser ajustados. 

Se pulamos a etapa e não conseguimos organizar os estudos, não vamos entender quais são nossas prioridades, entendendo nossas dificuldades de forma tardia. Ao mesmo tempo, as tarefas se acumulam, o que pode dificultar, posteriormente, a escolha de um caminho para recomeçar as atividades. 

Além disso, saber como organizar os estudos na faculdade nos ajuda a desenvolver um senso de divisão de tarefas, melhorando a dinâmica dos trabalhos em equipe e a desenvolver trocas de experiências e de vivências distintas. 

Como organizar os estudos?

No momento da aula, por vezes, parece que vamos conseguir administrar as tarefas e os conceitos apresentados. Mas, em casa, os desafios domésticos, ou atividades como estágio ou trabalho, por exemplo, podem afetar nossa relação com os estudos.

Para que isso não prejudique nosso foco ou desencadeie pequenas crises de ansiedade ou de insegurança, é preciso adotar algumas estratégias para saber como organizar os estudos da faculdade em casa. Confira algumas dicas a seguir.

Atenção ao ambiente de estudos

Busque por ambientes neutros, com poucos elementos dissociados aos estudos. Na mesa de estudos, busque colocar, apenas, materiais que serão importantes para as atividades que devem ser realizadas. 

Reveja a forma como os materiais de estudos estão sendo organizados

Quais são os materiais que você está selecionando para as tarefas? Como está realizando essa seleção? Na hora de organizar os estudos, portanto, é importante estar disposto a, constantemente, rever o que escolheu para usar em cada atividade. 

Por isso, não tenha dúvidas de descartar o que não tem mais utilidade, mesmo que, um dia, o material tenha exercido um papel importante nos seus estudos. 

A imagem contém uma jovem estudante escrevendo em um papel e mostrando como é essencial saber como organizar os estudos na faculdade.
Saber como organizar os estudos na faculdade é essencial para acompanhar as matérias sem se perder nos conteúdos.

Legenda: Saber como organizar os estudos na faculdade é essencial para acompanhar as matérias sem se perder nos conteúdos.

Faça uma lista de tarefas, e ordene as prioridades 

Anotar as tarefas pode ser útil para ajudar o cérebro a assumir um compromisso com a finalização de cada tarefa.

Adote uma agenda ou um planner 

Uma agenda, ou um planner, podem ser um repositório útil de consulta. Isto é, essas ferramentas atuam como um guia para gerenciar como cada atividade está sendo realizada e quando será.

Além disso, será uma sensação gratificante sinalizar quando cada atividade for feita. 

Descarte o que não faz mais sentido

Ao transferir as anotações realizadas em papéis avulsos, para o computador ou para cadernos mais seguros, mantenha apenas aquilo que é realmente fundamental para uma consulta posterior.

Reserve um tempo para o lazer

Considerar as horas vagas, no planejamento dos estudos, também é parte importante do processo. Dessa forma, é importante dedicar um tempo para o descanso e entender em que fase o lazer entra no nosso dia a dia é um estímulo para o cérebro focar e se sentir comprometido na nossa tarefa de organizar os estudos. 

Ferramentas e aplicativos para organizar os estudos 

Apresentamos, a seguir, de que forma a tecnologia pode ajudar, com aplicativos que facilitam o desafio de como organizar os estudos na faculdade.

Trello

Essa é uma das ferramentas de gerenciamento de trabalho mais conhecidas da internet. O trello é uma plataforma online por meio da qual é possível estabelecer uma trilha de tarefas. Ela permite, também, organizar os estudos por blocos, de acordo com o dia da semana ou com a temática das atividades – você decide. 

Além disso, o planejamento pode ser compartilhado com outros usuários, o que pode ser útil para a realização de trabalhos em grupo. 

Notion

O aplicativo, disponível para celulares e para navegadores web, ajuda na criação de fichamentos, documentos que podem ser criados para anotar os principais pontos de textos lidos para as disciplinas ou de conceitos apresentados pelos próprios professores. 

Você pode ligar um documento a outro, criando pastas, ou criar documentos independentes. É como se fosse um fichário online e é possível compartilhá-lo com colegas, um recurso útil para trabalhos universitários. 

MindMeister

Já ouviu falar em mapas mentais? São formas de organizar os estudos que podem ser muito funcionais para aprender conceitos mais complexos. Escolhemos palavras-chaves e entendemos como elas podem se conectar entre si – ou despertar nossa memória para outros conceitos.

StayFocursed

Extensão do Google que contribui para ajudar na concentração e foco nas atividades, facilita para a organização dos estudos, já que fica atrelado ao navegador da internet. 

Estas ferramentas, aliadas às dicas de como organizar os estudos, são estratégias efetivas para manter a disciplina ao estudar para a faculdade fora da sala de aula.

Após descobrir como organizar os estudos na faculdade, o que acha de compartilhar este conteúdo com seus colegas de classe e ajudá-los a se organizarem?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios