Hoje em dia, é difícil imaginarmos a nossa vida sem a tecnologia. Afinal de contas, ela está presente em todos os setores, facilitando a produção e agilizando inúmeros processos. Por esse motivo, a inauguração da chamada governança de TI é muito importante para a organização e gerenciamento das operações mediadas por artifícios tecnológicos.
De modo simples, a governança de TI é um setor da tecnologia da informação que lida com estratégia de negócios, bem como metas e objetivos para minimizar ocorrências, melhorar a eficácia dos meios técnicos e realizar o gerenciamento de riscos. Dessa maneira, a sua organização é capaz de atingir o melhor desempenho, ao lado da tecnologia.
Quer saber mais sobre a governança de TI? Então, acompanhe o post de hoje e conheça a importância dessa estratégia de negócios para a sua empresa!
O que é governança de TI?
O termo “governança de TI” foi criado pelos pesquisadores Loh e Venkatraman em 1992, para descrever um conjunto de estratégias e mecanismos capazes de garantir melhor capacitação do departamento de Tecnologia da Informação. Ou seja, de modo simples, o conceito refere-se a um grupo de planejamentos que aprimoram as tecnologias usadas nas empresas e organizações.
Na literatura acadêmica, há inúmeras variações para caracterizar a governança de TI, contudo, é consenso que o termo tem uma grande intersecção com estratégia de negócios para organizar, melhorar e fazer o gerenciamento de riscos dos departamentos tecnológicos.
Quem faz governança de TI?
A governança de TI é uma área que abrange profissionais da tecnologia da informação, com experiência na elaboração de metas e conhecimento abrangente acerca de componentes, softwares e outros mecanismos usados em empresas.
Em geral, o profissional da governança de TI realiza as seguintes funções:
- Desenvolvimento de políticas, regras e normas nos processos de TI;
- Monitoramento da aplicação das estratégias de negócios e outras metas;
- Prospecção e gerenciamento de riscos;
- Padronização de processos de tecnologia.
Embora a área seja relativamente nova, é importante que a governança de TI conte com profissionais especializados e qualificados, não só com experiência em tecnologia, mas também em administração, para o controle de processos.
Como aplicar a governança de TI?
A governança de TI age como uma ramificação da administração corporativa, já que é este departamento que controla toda a empresa, pautando os relacionamentos internos dos colaboradores. O setor de tecnologia da informação cuida, portanto, da implementação correta dos sistemas e softwares, com uso correto, em prol do benefício da organização.
Sendo assim, uma das propostas fundamentais da governança de TI é resguardar as informações da empresa – isto é, a segurança de dados. Por esse motivo, é necessário que a implementação esteja centrada na proteção dos sistemas, para que eles funcionem em plena capacidade e por um bom tempo.
Quais as melhores práticas de governança de TI?
Com o crescimento exponencial das ferramentas tecnológicas, especialmente após a pandemia da Covid-19, a governança de TI tornou-se imprescindível para a saúde das organizações corporativas. No entanto, muitas empresas ainda têm dúvidas de como aplicar as estratégias de negócios da melhor maneira possível.
Abaixo, separamos algumas das melhores práticas de governança de TI para você aplicar no seu empreendimento. Confira!
1 – Tenha alinhamento com os objetivos do negócio
É fundamental que a governança de TI esteja alinhada com os objetivos do seu negócio para gerar bons resultados. Isso ajuda no cumprimento de metas e na valorização da cultura organizacional da empresa, facilitando a execução de projetos por todos os colaboradores.
2 – Faça o gerenciamento de riscos
A governança de TI deve realizar o gerenciamento de riscos da organização, para prever possíveis situações adversas e planejar ações de emergência. Dessa maneira, garante-se a segurança e a produtividade dos setores.
3 – Escolha um bom framework
O framework é uma estrutura de controles que estabelece a melhor prática de TI, auxiliando no monitoramento das tarefas e garantindo os melhores resultados. Atualmente, há muitas opções disponíveis no mercado e, por esse motivo, cabe à governança de TI escolher qual deles é capaz de atender às necessidades da empresa.
4 – Estabeleça uma boa comunicação
Visto que a governança de TI é uma ramificação da administração corporativa, é preciso que o setor adote uma boa comunicação com todos os envolvidos nos processos, tendo transparência no diálogo. Isso evita possíveis transtornos, bem como situações adversas resultantes de ruídos nas conversas.
Princípios da ISO/IEC 38500 de 2008
A importância da governança de TI é tamanha, que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu a NBR ISO/IEC 38500 de 2008, com alguns princípios básicos para a aplicação de estratégias de tecnologia na informação nos negócios.
De acordo com a norma, há seis princípios básicos para uma boa governança de TI:
- responsabilidade,
- estratégia,
- aquisição,
- desempenho,
- conformidade e
- comportamento humano.
Além disso, a ISO/IEC 38500 também atribui aos diretores três tarefas principais, que são:
- 1) a avaliação do uso atual e futuro da TI, com estratégias e propostas aos fornecedores;
- 2) a orientação para implementação de planos e políticos no departamento de TI, conforme os objetivos do negócio;
- 3) o monitoramento das políticas e planos.
Portanto, para quem deseja um bom desempenho da governança de TI, vale a pena conferir os princípios da norma. Compartilhe este post com alguém que possa se interessar pelo conteúdo!