5 dicas para desenvolver inteligência financeira e aplicá-la

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Com as inúmeras flutuações do mercado, ter inteligência financeira é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Aliás, o IBGE apontou que, em 2018, cerca de 700 mil companhias fecharam as portas. Além disso, ainda segundo estudos do IBGE, de cada 10 empresas, 6 fecham antes de completar 5 anos de atividade. Esses dados já mostram as dificuldades de se manter em um mercado tão competitivo e instável.

O principal motivo que leva ao encerramento de atividades empresariais é agestão financeira e estratégica, que, muitas vezes, impede que a organização consiga arcar com despesas mínimas, levando ao acúmulo de dívidas. 

Esse cenário prova a extrema necessidade de desenvolver a inteligência financeira dentro das organizações, mas como fazer isso? A seguir, separamos as principais informações que você precisa saber sobre o tema. Continue a leitura e confira!

O que é inteligência financeira?

A inteligência financeira é um método para organizar e administrar as finanças de forma equilibrada e racional, a fim de obter melhores resultados e lucros. De forma simplificada, a inteligência financeira diz respeito à forma como você lida com o dinheiro e à capacidade de tomar boas decisões em relação às finanças.

Nesse caso, para ter inteligência financeira é preciso ter muito dinheiro, certo? Errado. Então, ela está relacionada com guardar muito dinheiro e fazer muitas economias? Errado também. Na verdade, a inteligência financeira é uma prática pautada por análise de ações, organização, planejamento e estudo

Dessa forma, ela tem como objetivos:

  • equilibrar as finanças
  • aumentar a rentabilidade do negócio;
  • investir de forma segura e lucrativa;
  • administrar o patrimônio pessoal ou empresarial de forma eficiente;
  • liquidar dívidas;
  • poupar gastos.

Enfim, são diversas as metas que o desenvolvimento da inteligência financeira pode atingir. 

Qual a importância de desenvolver a inteligência financeira? 

A inteligência financeira não é uma prática exata, que é adquirida do dia para noite. Ela faz parte de um processo, que precisa de estudo, análise de ações e autoconhecimento

Além de evitar prejuízos, endividamentos ou gastos desnecessários, a inteligência financeira é essencial para conseguir montar um planejamento financeiro a longo prazo, conseguindo melhores rendimentos e investimentos mais certeiros. 

No âmbito empresarial, ela é indispensável, visto que toda organização, seja de pequeno ou grande porte, precisa lidar de forma eficiente e organizada com as finanças. 

Assim, toda empresa deve desenvolver esse tipo de inteligência para conseguir lidar com as necessidades básicas, como pagar funcionários, fazer manutenção de equipamentos, conseguir manter o ambiente de trabalho etc. 

Da mesma forma, a inteligência financeira também é muito importante na vida pessoal, sendo necessária para conseguir controlar as contas e evitar problemas no final do mês.

A imagem contém uma jovem fazendo planejamento, uma das etapas do desenvolvimento da inteligência financeira.
Estudos e planejamentos estimulam a inteligência financeira!

Como funciona o setor de inteligência financeira de mercado em uma empresa?

No contexto empresarial, essa inteligência precisa ser guiada por algumas habilidades e competências básicas para funcionar. São elas:

  • Alfabetização financeira: esse ponto é primordial para o desenvolvimento da inteligência financeira, visto que é preciso entender minimamente sobre economia e sobre como lidar com as finanças. 
  • Estudo de mercado: é preciso conhecer o mercado financeiro em que está atuando, fazer análises de ações frente à competitividade, às tendências, aos perfis, enfim, é preciso observar como o mercado funciona. 
  • Conhecimento legal: muitas empresas acabam tendo problemas com os órgãos fiscalizadores, simplesmente por não se atentarem às obrigações legais. Por isso, é essencial ter um setor especializado, por exemplo, em questões tributárias, a fim de evitar problemas com o fisco.

Como desenvolver a inteligência financeira?

Como já mencionado, a inteligência financeira é um processo adquirido ao longo do tempo, ou seja, ela precisa de um desenvolvimento contínuo. Assim, para inseri-la na rotina empresarial, é preciso utilizar algumas estratégias. Vamos lá?

1 – Estabeleça um maior controle das finanças

Para desenvolver a inteligência financeira, é preciso conhecer os gastos totais do empreendimento e controlar toda movimentação financeira que acontece na empresa, seja pagamentos, despesas ou lucros. 

Aqui, portanto, é preciso colocar um ponto de atenção: nunca misture suas despesas pessoais com as da empresa, pois isso pode causar muitos problemas futuros. 

2 – Defina objetivos e metas a serem alcançados

Definir metas é muito importante para traçar um plano de ação. Por isso, é interessante pensar “onde quero chegar com a inteligência financeira?”. 

Os objetivos podem ser variados, por exemplo: como conseguir aumentar 3% do faturamento mensal, investir em melhores equipamentos ou pagar bonificações aos funcionários. 

3 – Faça investimentos

Para o crescimento de todo e qualquer empreendimento, é preciso ter um plano de investimento, utilizando, por exemplo, parte dos lucros para investir em melhorias. O importante mesmo, nesse ponto, é fazer mais com o que já se tem. 

4 – Conheça os processos de gestão contábil e financeira

Toda empresa deve ter um setor qualificado e capacitado para lidar com as burocracias que envolvem a manipulação de dinheiro, como, por exemplo:

  • a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), que é um documento contábil que resume o resultado líquido das atividades;
  • o Balanço Patrimonial, que é um relatório que indica a situação financeira da empresa; 
  • a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), que é um relatório com as entradas e saídas de dinheiro do caixa, dentre outras métricas de organização e administração financeira. 

5 – Alie-se à tecnologia

Os avanços tecnológicos vieram para revolucionar e facilitar todos os processos empresariais. Assim, as empresas que não são aliadas às ferramentas tecnológicas podem ficar para trás no mercado. 

Isso porque a tecnologia promove a automatização dos processos, diminuindo o tempo gasto em diversas tarefas, o que já é uma ótima forma de economia. 

Essas são apenas algumas estratégias para desenvolver a inteligência financeira dentro de uma empresa. Contudo, existem diversas formas de aplicá-la, variando de acordo com as necessidades e características de cada organização. 

Após conhecer mais sobre inteligência financeira, o que acha de compartilhar com um amigo ou amiga que também tem interesse na área?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios