Antes de mais nada sabemos que o bullying e o cyberbullying são atos de violência; todos já entendemos, mas você sabe os efeitos que causam na vida de quem sofre, da família e das pessoas que conhecem a vítima? Mas primeiro, vamos entender o significado de cada um:
Bullying – ato de violência, podendo ser física, verbal ou psicológica que se caracteriza por:
É o acesso a informações pessoais, ações recorrentes sobre a vítima, da mesma forma, informações falsas, exclusão, comentários inapropriados e constrangimentos, ameaças, provocações, constrangimentos, agressões físicas e demais ações que venham a prejudicar a vida de alguém.
Cyberbullying – é o ato de violência psicológica via Mídia, caracteriza por:
É o compartilhamento de conteúdo negativo ou falso sobre alguém, incluindo postagens, fóruns, e-mail, jogos online, participação e exposição em grupos. Igualmente em redes sociais como TikTok, Facebook, Instagram, além de outros meios de comunicação.
Confira quais são as consequências do bullying e do cyberbullying na vida de quem sofre
Caso não consiga visualizar, clique aqui.
Pense nisso:
Assim é importante saber que o bullying afeta as relações pessoais, a vida em sociedade, a carreira profissional e a vida pessoal.
Por fim, os sentimentos são individuais, sendo assim, o que pode parecer besteira para você ao outro será devastador, portanto, reflita sobre suas ações, seja empático com as pessoas ao seu redor e acolha a quem precisa.
Caso você tenha se identificado com esse tema e sente a necessidade de uma orientação, nos procure! Estamos aqui para contribuir com uma jornada acadêmica mais saudável.
- Érica Fregonesi Domingues (psicóloga Casa SP): erica.domingues@ibmec.edu.br
- Luana Kelly Dantas De Menezes (psicóloga Casa RJ): luana.dantas@ibmec.edu.br
- Ana Carolina de Faria Lima (psicóloga Casa BH): ana.cflima@ibmec.edu.br