O Ibmec SP obteve nota 5, a máxima, no reconhecimento do seu curso de Relações Internacionais, concedido pelo MEC – Ministério de Educação.
“O curso de Relações Internacionais da Faculdade Ibmec São Paulo teve sua primeira turma iniciada no primeiro semestre de 2019 e conquistar agora este reconhecimento com nota 5 é coroar e atestar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem da nossa escola e curso. É mais um curso da nossa Instituição colhendo todo o trabalho realizado desde o momento de sua autorização” – Kevin Campos, coordenador da área de Regulação e Avaliação do Ibmec.
De acordo com o coordenador, após o processo de autorização dos cursos, a instituição precisa ter o reconhecimento deles, sendo esse o momento para mostrar ao Ministério da Educação que as promessas feitas, no sentido dos níveis de excelência e entrega planejados, de fato, foram e são entregues aos alunos e a comunidade acadêmica.
“Obter o conceito 5 de reconhecimento de curso é realmente ter um “validação” de que estamos no caminho certo na entrega de experiências únicas no processo de ensino e de aprendizagem dos nossos alunos”, enaltece o coordenador da área.
Entretanto, para você entender a importância desse reconhecimento feito pelo MEC, detalhamos um pouco mais algumas informações! Boa leitura.
O que é esse reconhecimento feito pelo MEC?
Nesse sentido, o reconhecimento feito pelo MEC (Ministério da Educação) é uma regularização de um curso de ensino superior, feita pela entidade responsável por autorizar e qualificar as IES – Instituições de Ensino Superior, no Brasil.
Desse modo, essa validação, reconhecida pelo MEC à instituição de ensino superior, atesta a sua qualificação, bem como a valorização da faculdade perante ao mercado e seus estudantes, que têm um ambiente acadêmico adequado para a sua formação.
Quais critérios são avaliados nessa validação do curso?
Alguns fatores são determinantes para que a instituição de ensino superior obtenha esse reconhecimento, sendo eles:
- formação do corpo docente;
- grade curricular;
- qualificação da infraestrutura, tais como biblioteca e os laboratórios.
Como é feito o processo de reconhecimento?
Contudo, é importante explicar, o reconhecimento de curso é composto por um fluxo processual com diversas etapas:
- avaliação in loco (na Instituição), que resulta em um relatório da comissão de avaliadores, que tem a atribuição de um Conceito de Curso – CC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória e o 5 a nota máxima.
- para a avaliação são considerados, respectivamente, três dimensões: dimensão 1 (Organização didático-pedagógica) que tem peso 30; a dimensão 2 (Corpo Docente e Tutorial) com peso 40, e a dimensão 3 (Infraestrutura) com peso 30.
Análise qualitativa feita pela Comissão do MEC
Conforme a análise qualitativa, feita pela Comissão do MEC, em relação à didática-pedagógica, eles encontram evidências da implantação das políticas institucionais do curso. Também verificou que o PPC – Projeto Pedagógico do Curso – está sendo aplicado com uma estrutura bem montada. Desse modo, o curso tem conteúdo inovador, e robusto, bem como atende as normativas das DCNs de Relações Internacionais, promovendo a internacionalização.
Já sobre o corpo docente e tutorial, eles apontaram que os professores possuem uma profunda experiência acadêmica e profissional. Por fim, a infraestrutura disseram que é invejável! Pois, o campus é moderno e a biblioteca é uma referência. As salas e os demais espaços acadêmicos são extremamente adequados para o desenvolvimento das potencialidades da comunidade acadêmica.
Quer saber mais sobre o curso de Relações Internacionais do Ibmec? Clique aqui.