A graduação em Engenharia de Produção do Ibmec forma profissionais com profunda visão de negócios e expertise tecnológica. Os alunos são capacitados para o planejamento e programação de suprimentos, produção e distribuição de produtos e serviços com um currículo voltado para atitude empreendedora e formação em inteligência de negócios.
Mas quem é o Engenheiro de Produção?
A melhor definição de engenheiro é problem solver, no caso de engenheiro de produção estamos falando de um engenheiro-gestor. O engenheiro de produção difere-se dos demais por cursar disciplinas voltadas para gestão além, é claro, de uma noção básica de todas as engenharias. Como o conceito de gestão é bastante amplo; pode ser em projetos, finanças, recursos humanos, qualidade, sustentabilidade etc., o Engenheiro de Produção tem uma boa noção de todos esses conteúdos. Assim é comum ver um engenheiro de produção no chão de fábrica, em empresas ou mesmo no mercado financeiro, além disso, por ter uma noção básica de todas as engenharias em sua formação pode trabalhar em empresas de engenharia
Para quem é esse curso? Quais as competências que um engenheiro de produção deve ter?
O curso de engenharia de produção é para quem quer obter o raciocínio lógico e abstrato, desenvolvido nos alunos por meio de algumas disciplinas, tais como os cálculos e conhecimentos de gestão. O engenheiro de produção pleno é um engenheiro que possui conhecimentos nas áreas de computação, automação, processos, simulação, qualidade, manutenção, empreendedorismo, administração, economia, gestão de projetos e inovação.
Quais são os caminhos que um engenheiro de produção formado pode trilhar?
Hoje em dia há vários caminhos que um Engenheiro de Produção pode seguir, dentre os quais podemos desatacar três:
- Processos: também conhecido como engenheiro chão de fábrica, que baseado em seus conhecimentos da área busca otimização de recursos.
- Logística: que permite um pleno desenvolvimento de uma cadeia de suprimento, desde a concepção de uma ideia até a entrega nas mãos do cliente.
- Mercado Financeiro: Tomando-se por base uma instituição financeira, há uma cadeia de processos muito grande até o cliente e quem estuda processos é o Engenheiro de Produção, ainda nesse mercado se o profissional tiver conhecimentos de finanças e um raciocínio lógico e abstrato, e um engenheiro tem, juntas essas características tornam o engenheiro de produção um profissional bastante atrativo para esse mercado.
Quais os diferenciais da Engenharia de Produção no Ibmec?
O Engenheiro de Produção do Ibmec é um engenheiro pleno, ou seja, não se desenvolve por ênfases. A carga horária mínima para a formação de um engenheiro, prevista pelo CREA, é de no mínimo 3.600 h, enquanto a formação do engenheiro de produção no Ibmec é de 4.500 h, ou seja, uma carga de conteúdos básicos, específicos e profissionalizantes muito acima do mínimo exigido.
A infraestrutura laboratorial é outro diferencial, os laboratórios são compostos por equipamentos de ponta, modernos e com ampla facilidade para os alunos trabalharem e aprenderem, já que há pessoal técnico especializado disponível desde 07:30 h até 22:00 h, diariamente. A formação do engenheiro pleno conta com equipamentos de ponta, como impressora 3D, laboratórios de fenômenos de transportes, hidráulica, saneamento, materiais de construção, geologia, mecânica dos solos, topografia e instalações prediais.
Por fim, a formação voltada para o mercado, razão do seu elevado índice de empregabilidade e aceitação dos nossos alunos, seja em estágios ou mesmo contratados ainda durante sua formação.
O que mais você vai encontrar na Graduação do Ibmec?
- Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI)
- Convênios internacionais com mais de 47 universidades em mais de 22 países
- Jornadas Internacionais
- Orientações de Carreiras
- Salas de Design Thinking
- Hubs de Inovação e Empreendedorismo
- Proximidade com o Mercado de Trabalho
- Atividades suplementares com as empresas juniores
Texto em parceria com Ubiratan Oliveira, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Ibmec Rio.