Criado em 2003, o LinkedIn é considerada a maior rede profissional do mundo, com cerca de 550 milhões de usuários, em aproximadamente 200 países. No Brasil, são cerca de 30 milhões de usuários cadastrados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Índia , em número de perfis. A missão da rede é conectar profissionais de todo o mundo, focando no crescimento de suas carreiras e criando oportunidades.
Além de facilitar o networking, uma das grandes inovações do LinkedIn foi proporcionar ao mercado de trabalho o recrutamento ativo, algo que já existia, mas que foi facilitado pela rede.
No recrutamento ativo, a empresa vai atrás dos candidatos que já possuem o perfil desejado e fazem o convite para o processo seletivo – é muito mais assertivo do que divulgar uma vaga em algum site e aguardar os currículos, que em grande parte, não preenchem aos requisitos da empresa.
Se você não tem um perfil no LinkedIn, ou não usa a rede ativamente, com certeza está perdendo grandes oportunidades!
Primeiramente, é importante definir qual é o seu objetivo no LinkedIn :
- Conquistar um emprego novo?
- Fazer Networking?
- Construir seu marketing pessoal?
Após definir o seu objetivo, ficará mais fácil pensar nas melhores estratégias, por isso, faça o seu perfil de acordo com ele.
Mas se você ainda ficou em dúvida de como chamar a atenção do seu público-alvo e quais ações irão te ajudar a conquistar o seu objetivo, preparei um “Check list de boas práticas”, porque será necessário entrar em ação e movimentar a sua rede!
- Adicione novas pessoas com frequência: faça conexões com profissionais que trabalham em empresas do seu interesse como, por exemplo, profissionais da área de RH; colegas de profissão; quem mais considerar interessante;
- Mande mensagens de agradecimento por terem te aceitado na rede: apenas agradecendo e se colocando à disposição, mas não mande o seu CV do nada para alguém que não conhece;
- Mande mensagens de feliz aniversário e de parabéns pela promoção ou novo emprego;
- Curta, comente e compartilhe as postagens que achar interessante;
- Também faça publicações! Sugestão: dicas e reflexões, aprendizados obtidos em algum desafio que passou, alguma vivência que pode ser bacana compartilhar e notícias. Enfim, pense sempre em posts que agreguem conteúdo relevante às suas conexões.
- Se puder assinar o Premium, terá vantagens e acesso aos cursos do LinkedIn Learning. Mas se não puder pagar, não tem problema, no gratuito é possível ter ótimos resultados.
- Invista, sempre que puder, um tempinho para pensar em novas estratégias para o seu LinkedIn. É uma ferramenta fantástica. Você pode se aprofundar.
Quer ajuda para turbinar seu LinkedIn? Agende seu horário com o setor Carreiras pelo e-mail carreirassp@ibmec.edu.br.
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Por Leila Bonifácio, supervisora de Carreiras do Ibmec SP.
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