Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Gtech – Grupo de Estudos em Inovação, Tecnologia e Economia Política do Ibmec-SP. Tanto os alunos de graduação como de pós-graduação, ambos de qualquer curso podem se inscrever.
Importante: as vagas são limitadas, por isso, caso tenha interesse, leia o edital com todas as informações para realizar a sua inscrição até o dia 28/03 (segunda-feira), que poderá ser feita pelo formulário disponibilizado no arquivo abaixo.
O que é o Gtech?
O Grupo de Estudos em Inovação, Tecnologia e Economia Política (“GTECH”) do Ibmec-SP tem como objetivo promover pesquisas e debates sobre temas de inovação e tecnologia, que diariamente são manchetes de notícias, pautas legislativas e tópicos viralizados nas redes sociais.
O grupo se apoiará em elementos culturais, sociais, econômicos, políticos e regulatórios para analisar criticamente o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico novo e paradigmático.
IMPORTANTE: a participação no grupo resultará em créditos de horas, de acordo com o regulamento de atividades acadêmicas do Ibmec-SP.
No primeiro semestre de atuação do grupo, será oferecido um ciclo de formação básico, a partir de seminários e discussão de produções dos próprios alunos participantes, conciliando o estímulo à participação ativa com o oferecimento de bases para possibilitar a qualidade da interação entre alunos que, ainda, não tiveram contato com os temas trabalhados.
Entre os principais temas que serão discutidos neste ciclo básico, destacamos:
- Bitcoins, NFT e Capitalismo Financeiro: a emergência da criptoeconomia, com a análise de criptomoedas, NFTs e outros ativos digitais por meio dos estudos sobre a regulação do capitalismo financeiro pós-crise de 2008;
- Abismo Digital e Abordagem de Capacidades: a análise do abismo digital, isto é, a diferença de capacidades entre as pessoas que possuem e aquelas que não possuem acesso pleno à internet, usando como referência os estudos de Amartya Sen e Martha Nussbaum;
- Corrida Espacial Privada e Desigualdade Econômica: a avaliação crítica da chamada corrida espacial privada, por meio das críticas trazidas pelos estudos sobre desigualdade econômica na última década.
Proposta das atividades
Entre as atividades propostas aos alunos e alunas integrantes do grupo, destacamos:
- reuniões virtuais e/ou presenciais (7 reuniões no 1º semestre)
- debates com profissionais e acadêmicos renomados;
- plantão de dúvidas;
- leitura e discussão de textos selecionados;
- redação de publicações eletrônicas e artigos científicos para revistas jurídicas;
- discussão de working papers produzidos pelos alunos e professores;
- organização de eventos, palestras, webinars para fomento do debate;
- produção de relatórios de acompanhamento periódico para reporte à coordenação interna e a órgãos de pesquisa externos.
- os encontros serão conduzidos pelo professor responsável, com participação de outros professores do IBMEC-SP, especialistas do mercado e convidados.
Coordenação
COORDENAÇÃO-GERAL
Marina Polli, é coordenadora do curso de Direito do IBMEC-SP. Professora de Direito Empresarial, Prática Jurídica e Direito e Tecnologia. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Advogada com atuação nas áreas de Corporate, Tech e Privacy. Contato: marina.polli@ibmec.edu.br.
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Pedro Henrique Ramos. Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV e Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante do Center of Internet & Society da Universidade de Stanford. Professor de Direito da Inovação e Economia Política na Faculdade de Direito do Mackenzie. Professor de cursos de extensão em Mídias Digitais no IAB Brasil. Sócio do Baptista Luz Advogados, coordenador das áreas de Mídia, Tecnologia e Proteção de Dados. Contato: pedro@baptistaluz.com.br.