Planejamento é a base de tudo, e não é diferente quando o assunto é como fazer gestão de tempo ao longo da carreira. A vida profissional exige um plano que leve em consideração muitas variáveis, seja tempo, cenário econômico ou desejos. É sobre isso que iremos tratar neste artigo. Reunimos dicas sobre gestão de tempo e vamos apresentar metodologias aplicáveis ao seu dia a dia.
Qual a importância de gerir sua carreira?
Traçar um plano é a melhor forma de alcançar qualquer objetivo. Dos mais simples, aos mais complexos. Seja pela manhã quando você planeja o dia, o que precisa fazer, onde precisa ir e que horas você precisa estar. Seja no início da vida adulta quando você escolhe seu vestibular e começa a trilhar os primeiros passos profissionais. O planejamento possibilita a organização de ideias e ações. Ele leva em consideração um objetivo a ser alcançado e dentro de um prazo estipulado. Então, nada mais justo do que utilizar isso também para nosso crescimento e desenvolvimento profissional. Certo? Aplicar parece um enorme desafio, mas vamos tentar desmistificar o pontapé e, assim, você vai ver que tudo é uma questão de prática.
Para começar…
O planejamento de carreira envolve o levantamento de ações e fatores que um profissional realiza, alinhando as suas expectativas pessoais e as possibilidades dentro do mercado e de acordo com sua formação e construção de experiências e habilidades. Experimente se fazer estas perguntas:
- O que você enxerga ao olhar para seu futuro?
- Você se vê como um dono de um empreendimento?
- Se vê como um CEO de uma multinacional?
- Ou ainda como gestor de um grande time de colaboradores?
- Ou será que gostaria de atuar em uma sala, somente você e seu computador?
Essas são algumas das perguntas possíveis. Quanto mais cedo olharmos para as possibilidades de mercado, mais cedo poderemos construir caminhos objetivos. Vale ressaltar, que planejamento não significa estabilidade ou previsibilidade. Bem como também não garante o sucesso. Porém, com toda certeza, te faz chegar mais perto de tudo isso.
Seria ideal que todos nós conseguíssemos iniciar esse planejamento desde o ensino médio, mas não é a realidade da maioria das pessoas. Em geral, esse alerta só acende após experiências no final da faculdade ou em momentos de desemprego e busca por recolocação.
Logo, se você é um graduando e está por aqui, você está no momento perfeito de começar.
Autoconhecimento: muito mais do que a palavra do momento
O início do seu planejamento deve ser pautado em algumas ações. Desenvolvimento de autoconhecimento, definição de metas e planos realistas e acompanhamento das ações.
Com o autoconhecimento você poderá compreender quais são as suas motivações. Reflita sobre o que você realmente gosta, do que está disposto a abrir mão, quais habilidades deve desenvolver e quais deve explorar mais, por exemplo. Nesse levantamento, pesquise também sobre possibilidades de empregos dentro do curso que escolheu. Ou então, pense sobre o tipo de trabalho e o ambiente onde gostaria de atuar.
Liste os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Defina metas pequenas para cada objetivo e alinhe aos seus objetivos pessoais ou de vida. É importante ressaltar que um planejamento não faz um sonho rígido. Tudo bem se depois as coisas mudarem de percurso, se você descobrir novas possibilidades. Afinal, a vida é mesmo uma eterna descoberta, mudar os planos também está dentro do planejado. Por isso, é fundamental o acompanhamento e a revisão desse planejamento frequentemente. Ao fazer isso, você possibilita a realização de uma avaliação pessoal e também traz a oportunidade de alterar e mudar algumas ideias iniciais. Isso faz parte da gestão de carreira!
Reavaliar ou mudar a rota também é sinal de crescimento
Estabeleça uma etapa de revisão em seu planejamento a fim de avaliar suas escolhas, seus resultados e o que colheu até o momento. Isso possibilita que você tome novas decisões e realize novas ações por vias que antes você não conhecia ou tinha medo. Traçar rotas novas e alternativas faz parte desse percurso e para isso você terá de trabalhar sua flexibilidade e adaptabilidade.
Reveja o que deu certo e o que não deu certo, levando desse último a aprendizagem e redefinindo seus prazos e tipo de prioridade. Não trate seu planejamento como algo imutável: imprevistos acontecem, novos sonhos nascem e oportunidades ou problemas também surgem. O planejamento é sua base de ação e não seu plano final. É natural que ao longo do processo você adquira rotinas e habilidades. Isso significa que você soube aproveitar as oportunidades que surgiram e adquiriu experiência. Elas precisam ser incorporadas a este novo momento.
É aqui também que você demonstra maturidade e que entendeu como é fazer uma gestão tempo real. A fase em que você compreende que ao longo da vida é preciso sabedoria para equilibrar. A vida é profissional, mas também é lazer, família, amigos e momentos de relaxamento sem qualquer fim.
A eterna lei dos estudos
Com certeza você já ouviu muitas vezes as pessoas próximas a você falar o quanto é importante estudar. Assim como é essencial você se organizar e não deixar nada atrasar e que seu tempo deve ser aplicado em leitura e aprendizado. Normalmente, essas falas vem de pessoas importantes como nossos responsáveis ou professores. Não é à toa.
Mas você já tentou realmente compreender como uma rotina de estudos pode te ajudar nessa fase da faculdade? Ou então como uma gestão de tempo está ligada a tudo isso e pode fazer você aprender muito mais?
Segundo a psicologia, o hábito é uma rotina de comportamento. Estabelecendo uma rotina de estudo efetiva, com o tempo você entenderá essa ação como algo proveitoso. Isso também é um aprendizado, que aos poucos te faz compreender melhor quais mecanismos ou métodos são mais eficazes para você. Logo, você desenvolve formas de estudar e pode criar sistemas que facilitem a tarefa, como planilhas, painéis visuais, aplicativos e diversas outras maneiras.
Um pequeno passo a passo de como fazer gestão de tempo
Abaixo, seguem alguns passos para criar e tornar sua rotina de estudo mais eficiente:
1 – Defina seus objetivos de estudo
Estudar para uma disciplina da faculdade é diferente de estudar para uma prova de concurso ou para um trabalho do cursinho de inglês. Entenda o motivo do estudo e o que isso trará para sua vida.
2 – Avalie sua rotina e dia a dia
Não crie uma rotina de estudo sem antes entender quais suas tarefas e responsabilidades atuais. Veja quais atividades são constantes, quais compromissos você possui diariamente e o que você não abre mão. Respeite seus limites e sua realidade.
3 – Estabeleça um local e horário de estudo
Não leve seus estudos para uma cama confortável e com bons travesseiros. Entenda as pegadinhas que seu corpo pode pregar em um ambiente assim. Busque por locais arejados, sem tanta distração e em horários que você possa ter mais disposição e energia. Existem alguns testes que permitem você entender em qual horário do dia você está mais ativo ou preste mais atenção aos sinais de seu corpo. Independente disso, estabeleça uma agenda para os estudos.
4 – Monte um cronograma
Organize suas disciplinas. Entenda quais você precisa dar mais prioridade e quais pode trabalhar com um formato de revisão, normalmente as que você possui mais afinidade. Estabeleça também a prioridade de estudo, levante os prazos de entrega de trabalhos, provas e atividades.
5 – Monte e respeite seu método de estudo
Como você aprende melhor? Se não sabe ainda, se permita testar algumas formas, mas ao se adequar a um método use-o mais vezes. Isso ajuda na criação de seu hábito. Entenda se você aprende melhor com ferramentas visuais, auditivas, ou realizando resumos e mapas mentais. Tem quem também prefere o apoio de outras pessoas.
6 – Acompanhe seu desempenho
Faça o acompanhamento através de listas de exercícios, simulados ou provas e testes. Peça apoio a colegas, monitores ou a própria internet. Acompanhe seus resultados e de acordo com eles: comemore!
Comemore suas conquistas, desde as pequenas até as maiores.
Tenha muito cuidado com os “ladrões de foco”
Chamadas fora de hora, notificações das redes, pausas excessivas, desorganização de material, pausas para interagir com outras pessoas e até mesmo uso de tv ou música. Compreenda quais são os ladrões na sua rotina e crie alternativas para lidar com eles. Por exemplo, você pode colocar seu celular no modo avião e só ativá-lo na sua pausa. Pode colocar placas no seu cômodo de estudo ou avisar as pessoas que moram com você com antecedência.
Nós possuímos as mesmas 24 horas que qualquer outra pessoa. Peter Drucker ensinou que “O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”
Para trabalhar sua rotina e organização é necessário que você tenha primeiro clareza. Após compreender isso, atue com antecipação e planejamento. Isso gera a organização! Compreenda quais atividades possuem maior relevância de acordo com o prazo a ser cumprido e trace seu grau de prioridade. Você pode depois se organizar utilizando listas de tarefas, separar as atividades por blocos, fazer planejamento mensais, semanais e diários visando atender algum objetivo e sempre acompanhar o status dessas atividades.
Dica de ouro:
Existem também algumas técnicas que podem te auxiliar, como a técnica POMODORO, que consiste na ideia básica de focar por 25 minutos em apenas uma atividade. Após esse tempo você pode fazer uma pausa de 05 minutos e depois reiniciar o ciclo. Pode variar o tempo, mas é importante tirar uma pausa a cada 01h15.
Também existem ótimos aplicativos que te auxiliam nessa organização, segue a lista:
- Evernote
- Brain Focus Productivity
- Trello
- Google Agenda
- Habitbull
- MyStudy Life
- Toggl Track
- Clickup
- Google Keep
- Notion
- ToDoist
- Hours
Como cada um funciona já é assunto para outro artigo aqui em nosso blog. Fique atento! Nossos professores e profissionais estão sempre trazendo dicas essenciais para o seu dia a dia. Aqui tem tudo que você precisa saber sobre como gerir seu tempo e realizar seus sonhos.
Texto em colaboração com: Alinne Kalliane de Sousa Ovelar – Ibmec Carreiras DF