Recredenciamento institucional: Ibmec BH obteve nota 5 – a máxima

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Ibmec BH - fachada da faculdade que obteve nota 5 no recredenciamento institucional.
Ibmec em Belo Horizonte

O Ibmec BH obteve nota 5 – a avaliação máxima – do Ministério da Educação para o recredenciamento institucional das suas atividades. O resultado chancela a qualidade do ensino e a infraestrutura de excelência oferecida na instituição aos seus alunos.

Inclusive, a atuação da área de Regulação e Avaliação da instituição foi fundamental para garantir que toda documentação e as evidências necessárias fossem entregues com muito êxito.

” Temos um processo contínuo de acompanhamento e um canal de comunicação permanente com as equipes envolvidas, e não foi diferente em um processo tão importante como um recredenciamento institucional”, explica Kevin Campos, coordenador de Regulação e Avaliação.

Ele ainda saliente: “contamos sempre com equipes que têm muito brilho nos olhos, senso de comprometimento e atuação ímpar. São atitudes colaborativas que nos levam a garantir sempre ótimos resultados nas nossas avaliações do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)”.

Mas você sabe o que é recredenciamento institucional e por que isso é tão importante para nós? Já aproveitamos para te explicar como tudo isso funciona!

O que é recredenciamento institucional?

O recredenciamento institucional é a renovação do processo de credenciamento fornecida pela MEC – Ministério da Educação, sendo assim, acaba seguindo as mesmas exigências.

Entretanto, antes de tudo, é preciso dizer que o credenciamento é a autorização do MEC que permite a instituição ofertar cursos de ensino superior. Ou seja, é um reconhecimento.

Contudo, vale explicar que o primeiro credenciamento da instituição tem o prazo máximo de três anos para as faculdades e centros universitários e de cinco anos para as universidades.

Depois desse período, é preciso efetuar o recredenciamento, que deve seguir também o ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Qual é o papel do SINAES nesse processo?

O SINAES é um mecanismo de avaliação criado pelo Ministério da Educação para acompanhar o desenvolvimento de todas as instituições que ofertam educação em nível superior. Foi criado por meio da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004.

Quais são os índices institucionais e de curso considerados na análise e no processo de recredenciamento?

  • Conceito Enade;
  • Conceito Preliminar de Curso;
  • Indicador de Diferença entre Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
  • Índice Geral de Curso (IGC).

Quais critérios são considerados nesse processo?

Todavia, alguns critérios são considerados para que a instituição seja recredenciada. Entre eles, destacamos alguns:

  1. Desenvolvimento institucional;
  2. Planejamento e avaliação institucional;
  3. Políticas de gestão;
  4. Políticas acadêmicas;
  5. Infraestrutura física.

Se o seu negócio é inovar para revolucionar, Ibmec-se! Saiba mais: clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios