Olimpíadas Sustentáveis: os impactos econômicos de Paris 2024 para o cenário global

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Eventos globais geram efeitos globais, e as perspectivas sociais, ambientais e econômicas das Olimpíadas de Paris 2024 indicam importantes horizontes. As Olimpíadas por si só desempenham um papel crucial na dinâmica mundial que transcenderam sua função original de celebração esportiva. Isso porque é um evento de magnitude significativa que reverbera ao longo de todo o ano. Ao atrair a atenção de bilhões de espectadores ao redor do mundo, esses megaeventos esportivos não apenas promovem a competição atlética, mas também impulsionam uma série de atividades econômicas. Seja na capital sede ou no Brasil, o ano marcado pela realização das competições já começa borbulhando em perspectivas. Vamos tratar um pouco mais a respeito, sobretudo dos impactos econômicos das Olimpíadas de Paris?

O cenário olímpico por trás de 2024  

Desde investimentos em infraestrutura até a expansão do turismo e a maximização das oportunidades comerciais, as Olimpíadas exercem uma influência marcante na economia mundial. O influxo de turistas, patrocínios corporativos, transmissões televisivas e a promoção de marcas globais contribuem para uma movimentação econômica considerável. Além disso, as Olimpíadas servem como catalisadores para inovações em tecnologia, sustentabilidade e entretenimento. Nesse sentido, as Olimpíadas de Paris tendem a deixar um legado significativo, principalmente sob a perspectiva ambiental.

Ao reunir nações em um espírito de competição e cooperação, as Olimpíadas se destacam como impulsionadoras não apenas do desempenho esportivo, mas também do dinamismo econômico global. O que soa um tanto curioso, já que se trata de uma competição, mas um tanto quanto travestida de harmonia global. Este, inclusive, sempre foi o intuito do evento, que nasce como uma grande busca de unir nações através do esporte, cultivando valores como respeito mútuo e compreensão.

 Frente a um enorme desafio de redução dos efeitos da crise climática, as Olimpíadas de Paris tendem a estimular ainda mais o debate. Afinal, o tema vem mobilizando todas as nações do globo a se comprometerem com ações efetivas e urgentes em relação à proteção do meio ambiente. Essa união será reforçada mais uma vez ao longo do evento, principalmente porque Paris centralizou a pauta da sustentabilidade como anfitriã dos jogos de 2024.

O que Paris quer refletir em sua casa?  

Paris está firmemente empenhada em se tornar a cidade mais sustentável da Europa, e sua estratégia para as Olimpíadas de 2024 reflete esse compromisso. A prefeitura implementou a lei anti-resíduos para uma economia circular (AGEC). A lei proíbe o uso de descartáveis em restaurantes e a distribuição gratuita de garrafas plásticas em eventos esportivos.

Em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Coca-Cola, a cidade desenvolveu um plano inovador para reduzir a produção de plástico durante os jogos. A principal iniciativa é a introdução das “Coca Fountain”, máquinas de refrigerante com 12 válvulas, cada uma capaz de fornecer 300 bebidas. O restaurante principal da Vila Olímpica, com capacidade para 10 mil pessoas, adotará exclusivamente esse sistema, eliminando o uso de plástico descartável. Além disso, Thiago Bauer, gerente sênior de projetos de Food and Beverage do Comitê Organizador local, assegura a segurança das bebidas provenientes dessas máquinas, destacando a filtragem múltipla da água.

Outras ações também integram o plano do Comitê Organizador, como organizar que os eventos olímpicos sejam todos acessados por transporte público. A eletricidade nas arenas virá toda de fontes renováveis de energia, assim como também prometem a redução de 50% nas emissões de CO₂ em relação aos Jogos de Londres.

A abordagem de Paris para tornar as Olimpíadas de 2024 mais sustentáveis pode ter vários impactos para outros países. Direta e indiretamente, o compromisso de Paris com a sustentabilidade pode inspirar outras cidades a adotarem medidas semelhantes. Sobretudo aquelas cidades que buscam sediar grandes eventos. Logo, o sucesso das iniciativas sustentáveis em Paris pode criar uma pressão global para que outras cidades e países adotem práticas mais sustentáveis. E claro, podem mostrar que é possível aplicar operações cotidianas considerando práticas ambientais. Isso pode resultar em uma mudança gradual de padrões e expectativas em escala internacional.

 A partir deste cenário, empresas que oferecem soluções sustentáveis, tecnologias verdes e produtos amigáveis ao meio ambiente podem encontrar oportunidades de negócios. Seja na própria cidade sede ou em outros países que buscarem seguir o exemplo de Paris. Isso pode impulsionar a exportação de tecnologias sustentáveis e serviços, e estimular o mesmo na esfera interna.

Ainda que tais impactos possam variar dependendo da receptividade de outros países às práticas sustentáveis, é inegável os efeitos positivos. São empreendimentos com potencial de catalisar mudanças em escala global, trazendo o foco na sustentabilidade em diversos setores ao redor do mundo.

Olimpíadas, economia e Brasil

A visibilidade global das Olimpíadas pode gerar oportunidades para empresas brasileiras expandirem suas operações internacionalmente. O Brasil, ainda que com enormes desafios de proteção ambiental e sustentabilidade, é um país central neste debate. Por isso, a presença e boa performance da delegação e do Estado brasileiro na competição pode abrir portas comerciais para o país. Se os brasileiros tiverem sucesso nas competições, isso pode gerar interesse adicional no Brasil como destino turístico. O que aumenta as visitas de estrangeiros e potencialmente beneficiando setores como hotéis, restaurantes e a indústria do turismo em geral. O desempenho destacado dos atletas brasileiros nas Olimpíadas também pode inspirar mais investimentos nos nossos talentos esportivos. Atores interessados podem investir em programas de treinamento e instalações esportivas, criando um impacto positivo a longo prazo no esporte brasileiro.

As Olimpíadas são um importante espaço de visibilidade e destaque para todos os países. Assim também pode ser para o Brasil ao posicionar sua economia e influência entre os maiores e mais influentes países. Portanto, as Olimpíadas são de imensa relevância para a economia brasileira, seja nas arenas ou nos diálogos internacionais.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios