No último ano houve um crescimento no uso do PIX que o tornou o principal meio de pagamento instantâneo no Brasil. Essa modalidade revolucionou a forma como as transações financeiras ocorrem no país. Sua ascensão se deve a várias razões, sendo duas delas fundamentais: agilidade e custo zero para os consumidores. O PIX se destaca pela rapidez com que as transações são processadas. O dinheiro é transferido e disponibilizado imediatamente na conta do destinatário, independentemente do horário ou dia da semana. Isso significa que as pessoas e empresas podem realizar pagamentos e receber valores de forma instantânea. Além disso, o que mais atrai seu uso é que o PIX não gera custos adicionais para os consumidores. Ao contrário de outras formas de pagamento, como o uso de cartões de crédito ou boletos bancários, ele não implica em tarifas para quem o utiliza. Essa condição fez com que o PIX disparasse valorização e uso da modalidade pelo varejo. Leia mais sobre as características deste mercado.
Prática e custo zero: a expansão do PIX no comércio brasileiro
Nem só de microempresas e trabalhadores autônomos vive o PIX. Empresas de varejo líderes no mercado brasileiro, como o Magazine Luiza e Americanas estão adotando estratégias para incentivar ativamente o uso entre seus clientes. Essa mudança reflete a percepção do setor varejista sobre as vantagens significativas que o PIX oferece tanto para os consumidores quanto para as próprias empresas.
Essas empresas têm implementado campanhas de incentivo ao PIX, destacando os benefícios dessa forma de pagamento para os clientes. Elas incentivam ativamente os consumidores a optarem pelo PIX como método de pagamento nas transações. Operadores de caixa e atendentes nas lojas frequentemente sugerem aos clientes que utilizem o PIX como meio de pagamento, tornando-o uma opção preferencial. Algumas empresas oferecem descontos e promoções exclusivas para compras realizadas por meio do PIX. Os clientes que escolhem essa opção podem desfrutar de reduções de preço em suas compras.
As vantagens do PIX para as empresas são evidentes. Com o PIX, as varejistas recebem os pagamentos imediatamente no momento em que a transação é realizada, eliminando a necessidade de esperar pelos prazos de compensação associados a outros métodos de pagamento, como boletos bancários. Além disso, o custo operacional do PIX é significativamente menor em comparação com os altos custos associados aos cartões de crédito. A antecipação de recebíveis no cartão de crédito, especialmente em um momento de juros elevados, representa uma despesa considerável para as empresas. O PIX também reduz o risco de fraudes, como chargebacks, que podem ocorrer em transações com cartões de crédito, tornando-o uma opção mais segura para as empresas.
Diferentes e efetivas estratégias
Varejistas estão adotando uma variedade de estratégias para promover ativamente o uso do PIX entre seus clientes. O que inclui campanhas específicas e descontos significativos para compras realizadas com esse método de pagamento. Há investimento de recursos em campanhas de marketing que destacam os benefícios do PIX para os consumidores. Isso inclui a divulgação da agilidade nas transações e da gratuidade do PIX. Focando em como essa opção é conveniente e econômica para os clientes.
Um dos exemplos que chamaram a atenção foi o “Liquida Pix” realizado pelo Magazine Luiza. A ação ofereceu descontos exclusivos para compras realizadas com esse método de pagamento. Essas campanhas não só estimulam as compras, como também conscientizam sobre a opção acessível e popular.
Tamanha tem sido a mudança de comportamento da população que já vem impactando o setor de cartões de crédito. Embora as empresas de cartões de crédito afirmem que o setor não foi significativamente afetado, é evidente que a popularidade do PIX está gerando concorrência. A oferta de descontos e promoções pelo uso do PIX está fazendo com que os clientes considerem essa opção de pagamento. A quitação à vista do produto passa a ser uma alternativa realmente mais econômica em comparação com o uso de cartões de crédito, o que torna o PIX muito competitivo. Para o brasileiro, isso se torna de verdade uma mudança comportamental estruturante. Afinal, não foram os cartões de crédito que levaram milhões de brasileiros às práticas de parcelamento. Nos anos 90 e 2000, os crediários eram muito populares e orientaram hábitos de consumo profundos na cultura de compra.
Esse cenário pode impactar os dados de inadimplência de forma positiva. Segundo o levantamento do Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, feito pela Serasa, o país contava com 71,45 milhões de brasileiros nesta situação. Isto representa que cerca de 43,78% da população estavam endividados.
Mais um fator de aquecimento para a economia
O crescimento no uso do PIX tem se destacado, pois representa uma revolução no sistema de pagamentos do Brasil. Ele oferece inúmeras vantagens às empresas, especialmente em relação aos altos custos associados a outras formas de pagamento, como a antecipação de recebíveis no cartão de crédito. Essa economia de custos tem sido um dos principais motivos para a crescente adoção do PIX pelo setor empresarial.
Uma das principais vantagens do PIX para as empresas é a eliminação dos prazos de compensação. Ao receber um pagamento via PIX, a empresa tem acesso imediato aos fundos. Isso elimina a necessidade de aguardar os dias típicos de compensação, que podem ser prolongados em outros métodos de pagamento, como boletos bancários. Já em relação aos cartões de crédito, a antecipação de recebíveis é um processo comum, mas muitas vezes oneroso para as empresas. Ao oferecer a opção de pagamento com cartão de crédito aos clientes, as empresas frequentemente têm que pagar taxas elevadas para antecipar o recebimento dos valores. As empresas também enfrentam custos adicionais relacionados aos cartões de crédito, como taxas de intercâmbio, custos de processamento de transações, programas de proteção contra fraude e despesas com a manutenção de máquinas de cartão. Esses custos podem impactar significativamente a margem de lucro das empresas, especialmente em setores de margens mais apertadas.
Portanto, o PIX está rapidamente conquistando espaço no varejo brasileiro devido à sua velocidade e custos mais baixos em comparação com outros métodos de pagamento. Empresas do setor estão adotando estratégias proativas para promover o uso do PIX entre seus clientes, e movimento tem surtido efeito. Tal movimento representa uma mudança significativa no cenário de pagamentos no Brasil. Ganham empresas e consumidores à medida que a economia de custos e a agilidade proporcionadas pelo PIX impulsionam um hábito de consumo cada vez melhor.