LAE – Liga de Administração Esportiva do Ibmec – realiza pesquisa sobre corrupção no esporte

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Uma pesquisa realizada pela LAE – Liga de Administração Esportiva – do Ibmec, em parceria com o IGE, revelou que a percepção do brasileiro em relação à gestão do esporte no país é negativa.

A avaliação de 76,6% dos entrevistados foi de que o esporte brasileiro é corrupto ou muito corrupto. Além disso, entre as principais razões apontadas para essa percepção estão a pouca transparência na gestão (76,2%), não ser democrático (61%) e, ainda, acreditam que as entidades esportivas estão prestando contas inadequadamente (51%).

Outro dado alarmante é que a maioria do público entrevistado (61,5%), acredita que os principais responsáveis pela corrupção no esporte brasileiro são os dirigentes e gestores.

Quando o assunto é patrocínio, 92,2% dos entrevistados acreditam que os contratos de deveriam exigir mais integridade das organizações esportivas. Também acham que um patrocinador somente deveria apoiar projetos com boa gestão e integridade (86,1%).

Para Lucca Molan, um dos coordenadores do levantamento, a pesquisa coletou uma grande variedade de dados, já que os parâmetros são diversos, tais como idade, região, sexo, entre outros.

“Os trainees da Liga coletaram os dados da forma menos uniforme para trazermos uma avaliação mais abrangente. Foi um trabalho de muito aprendizado e uma grande porta de entrada para os serviços que prestamos hoje. Quero agradecer a IGE pela confiança e a todos que se esforçaram para fazer isso acontecer”, explica Molan, que é aluno de Administração do Ibmec São Paulo.

Por fim, entre apontamentos na conclusão da pesquisa chamam a atenção a avaliação em que clubes/entidades e as confederações omitem informações por brechas jurídicas; e a falta de conexão entre torcedores e entidades.

O levantamento foi feito por meio do Google Forms e contou com 1626 entrevistados. A maioria (52,4%) possuem ensino superior, sendo que são da região sudeste (82%). Já a idade varia entre 16 e 24 anos.    

Confira a pesquisa na íntegra:

Liga de Administração Esportiva do Ibmec (LAE)

A Liga de Administração Esportiva do Ibmec (LAE) é uma empresa Júnior de consultoria esportiva que tem como principal objetivo preparar os alunos entrantes no mercado esportivo brasileiro com aulas, bate-papos e uma preparação prática, prestando serviços de consultoria com um preço acessível para que as empresas do ramo tenham melhores resultados juntamente com uma maior capacitação de nossos membros.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios