Inflação: análise de Renato Veloni para o portal “R7”

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Economista do Ibmec SP conversa sobre a alta da inflação.
Economista do Ibmec SP sobre a alta da inflação

A recente disparada que aproximou a inflação dos 10% no acumulado dos 12 meses encerrados em agosto deve seguir como pesadelo das famílias nos próximos meses e encarecer os planos para o verão dos brasileiros.

A percepção de economistas consultados pelo R7 leva em conta os recentes saltos nos preços dos combustíveis e das contas de luz, que têm potencial para “contaminar” toda cadeia de bens e serviços nos próximos meses.

Renato Veloni, professor de macroeconomia no Ibmec SP, avalia que a inflação atual tem potencial para gerar um efeito “bola de neve” e elevar os preços dos demais setores da economia.

“Não há como esperar que a situação vá mudar muito. A inflação tende a continuar em alta e deve começar a subir em ritmo um pouco menor apenas nos próximos três ou seis meses”, afirma Veloni, que destaca o prazo até março é aquele necessário para que a elevação das taxas de juros tenha um reflexo efetivo nos preços finais.

A alta disseminada da inflação já foi observada na última divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que apontou para o encarecimento de 71,9% dos produtos presentes na cesta de consumo dos brasileiros em agosto. O fato resultou na maior inflação para o mês dos últimos 21 anos (0,87%).

No período compreendidos entre setembro de 2020 e agosto de 2021, o índice oficial de preços acumula alta de 9,68%, valor acima do dobro da meta estabelecida em 3,75% pelo governo para a inflação deste ano.

Confira a reportagem na íntegra: clique aqui

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios