Gtech: inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 25/08

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Gtech – Grupo de Estudos em Inovação, Tecnologia e Economia Política do Ibmec-SP. Tanto os alunos de graduação como de pós-graduação, ambos de qualquer curso podem se inscrever.

Importante: as vagas são limitadas, por isso, caso tenha interesse, leia o edital com todas as informações para realizar a sua inscrição até o dia 25/08 (quinta-feira), que poderá ser feita pelo formulário disponibilizado no arquivo abaixo.

O que é o Gtech?

Grupo de Estudos em Inovação, Tecnologia e Economia Política (“GTECH”) do Ibmec-SP tem como objetivo promover pesquisas e debates sobre temas de inovação e tecnologia, que diariamente são manchetes de notícias, pautas legislativas e tópicos viralizados nas redes sociais.

O grupo se apoiará em elementos culturais, sociais, econômicos, políticos e regulatórios para analisar criticamente o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico novo e paradigmático.

IMPORTANTE: a participação no grupo resultará em créditos de horas, de acordo com o regulamento de atividades acadêmicas do Ibmec-SP.

O tema deste semestre será redes sociais. As discussões acontecerão por meio de seminários, discussão de produções dos próprios participantes, e elaboração de um relatório de pesquisa.

Os temas de discussão deste semestre serão:

(i) Moderação de conteúdo. Como a discussão sobre o papel e responsabilidade das redes sociais em filtros de conteúdo têm mudado ao longo dos anos e o que isso significa para a democracia.
(ii) A Economia por trás das fake news. Como funciona a desinformação na mídia. Financiamento. Bots e uso de personalidades.
(iii) Política e TikTok. A discussão política e eleitoral nas redes sociais “jovens”. Atenção de órgãos reguladores e impacto na opinião pública.
(iv) Influenciadore(as) Digitais e seu impacto nas eleições. O poder de criadores digitais. Posicionamentos e impactos econômicos. Neutralidade como uma ferramenta de negócio.
(v) Crimes contra mulheres e os efeitos bolha. Informação e ativismo nas redes sociais. Economia política feminista. Repercussões nos tribunais brasileiros.
(vi) Happycracia: a felicidade na internet. Surgimento do conceito econômico de felicidade. discussão sobre efeitos sociais e psicológicos. Possibilidades de regulação.

Coordenação

COORDENAÇÃO-GERAL
Marina Polli, é coordenadora do curso de Direito do IBMEC-SP. Professora de Direito Empresarial, Prática Jurídica e Direito e Tecnologia. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Advogada com atuação nas áreas de Corporate, Tech e Privacy. Contato: marina.polli@ibmec.edu.br.


PROFESSOR RESPONSÁVEL
Pedro Henrique Ramos. Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV e Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante do Center of Internet & Society da Universidade de Stanford. Professor de Direito da Inovação e Economia Política na Faculdade de Direito do Mackenzie. Professor de cursos de extensão em Mídias Digitais no IAB Brasil. Sócio do Baptista Luz Advogados, coordenador das áreas de Mídia, Tecnologia e Proteção de Dados. Contato: pedro@baptistaluz.com.br.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios