Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo sabe a importância de planejar a rotina. Isso porque é praticamente impossível ter um bom rendimento com uma rotina desorganizada e instável, mas, ao mesmo tempo, parece difícil ter um equilíbrio quanto à gestão do tempo e produtividade.
O problema é que muitos não sabem como administrar o tempo entre as duas tarefas de forma eficiente. Então, pensando nessa dificuldade, separamos algumas dicas valiosas sobre gestão do tempo e produtividade para te ajudar a se organizar entre trabalho e estudos. Confira!
O que é gestão do tempo e produtividade?
A gestão do tempo e produtividade são conceitos interdependentes. Eles se voltam para a organização e o planejamento das tarefas e demandas diárias, considerando a administração do tempo.
Assim, o objetivo é otimizar o tempo de forma eficiente e, consequentemente, melhorar a performance e os resultados, tanto no trabalho quanto nos estudos.
Qual a importância da organização para a gestão do tempo e produtividade?
Muitos equilibram a rotina de trabalho e estudos numa corda bamba, que pode se romper a qualquer momento pelo estresse, cansaço, sobrecarga ou desmotivação. Mas esses problemas decorrem de uma má organização do cotidiano.
Sem uma organização mínima, é muito difícil obter bons resultados, ou até mesmo realizar tarefas básicas. Ainda, a desorganização é responsável pelo constante sentimento de que estamos entregando pouco, o que leva à pressão para produzir mais, que, por sua vez, leva à frustração. Enfim, é um ciclo vicioso.
Assim, a organização é fator fundamental para conseguir aplicar uma boa gestão do tempo e produtividade. Até porque não existe gestão do tempo e produtividade sem organização: os dois fundamentos coexistem e devem andar juntos.
Como planejar a rotina diária?
Cada pessoa funciona de um jeito. Dito isso, para planejar uma rotina diária, é preciso analisar suas necessidades e o que funciona melhor para você. Isto é, não existe fórmula mágica.
Mas existem alguns pontos necessários para uma boa gestão do tempo e produtividade:
- Estabelecer prioridades: organize seu tempo separando aquilo que é mais importante, urgente, que demanda mais tempo ou que pode você pode fazer rapidamente.
- Criar metas: antes de começar o dia, faça uma checklist do que você precisa fazer. Mas seja realista! Não adianta estabelecer vários objetivos diferentes que você não conseguirá cumprir, pois isso só trará frustrações.
- Evitar distrações: sabe aqueles 5 minutinhos de pausa para olhar as redes sociais que magicamente viram 40 minutos? Então, evite ao máximo esse tipo de distração.
- Foco: ser multitarefa não significa ser produtivo. Imagine que você está estudando e então lembra que tem que fazer um relatório. Quando você vai fazer o relatório, seus pensamentos vão para aquele trabalho de faculdade que você ainda não entregou, e por aí vai. Por mais que você esteja realizando diversas tarefas ao mesmo tempo, você não conseguirá render de forma produtiva em nenhuma delas, e ainda vai gastar mais tempo para realizá-las. Portanto, foco! Comece e termine uma tarefa, só depois vá para outra.
- Descanso: a produtividade não é sobre trabalhar e estudar 24/7. Na realidade, essa constante pressão por produzir mais e mais só causa sobrecarga e não rende nenhum resultado. Por isso, não se pese e separe um momento para se desligar um pouco das obrigações diárias.
Como criar uma rotina de trabalho e estudo?
Trabalhando durante a maior parte do dia, não sobra um período extenso para estudar. Então, o importante é aplicar uma gestão do tempo e produtividade que promova bons resultados em um menor espaço de tempo.
O primeiro passo para criar uma rotina de trabalho e estudos é separar horários específicos para cada função. Também é importante entender que cada tarefa precisa do seu devido foco. Então não estude pensando no trabalho e vice-versa. Dedique-se completamente ao que você está fazendo naquele momento, sem distrações.
Como provavelmente o horário de estudo não é muito longo, é importante que você faça um roteiro de estudo para organizar o que precisa ser feito no dia e otimizar a tarefa. Aqui também entra a questão das prioridades: priorize as disciplinas mais importantes ou que você tem mais dificuldade.
É melhor estudar antes ou depois do trabalho?
Cada pessoa funciona de um jeito e tem hábitos diferentes. Algumas têm mais foco à noite, enquanto outras rendem mais no período da manhã.
Normalmente, o período da noite é mais tranquilo, o que pode ajudar na concentração. Mas, depois de uma jornada de trabalho, pode não ser o horário mais indicado por causa do cansaço.
Por sua vez, estudar no período da manhã é uma ótima alternativa porque seu cérebro e seu corpo estão descansados, o que pode dar mais foco para estudar. Mas nem todos têm essa disposição assim que acordam.
Nesse ponto, é importante ressaltar que a gestão do tempo e produtividade não significa se esforçar para além dos seus limites. O importante mesmo é estabelecer uma rotina que funciona para você e administrar o tempo conforme suas necessidades.
Portanto, o melhor horário para se estudar é aquele que você tem menos distrações, mais calma e foco.
Qual o tempo ideal para se estudar por dia?
Sabemos que numa rotina de trabalho, estudo e tarefas diárias não sobra um longo período para se dedicar aos estudos. Então temos que ser realistas.
Nesse contexto, para um bom rendimento, o ideal seria estudar por, no mínimo, três horas por dia. Mas lembre-se: para conseguir reservar essas horinhas, você precisa ter uma boa gestão do tempo e produtividade.
Além disso, estudos comprovam que nosso cérebro consegue ficar concentrado em uma atividade por, no máximo, 90 minutos. Dessa forma, as pausas para descansar, ao contrário do que muitos pensam, são importantes para a produtividade.
Quantas horas dormir para estudar bem?
Cientificamente, o recomendado é que um adulto durma de seis a oito horas diárias. Também é comprovado que uma boa noite de sono é essencial para aumentar a produtividade.
Isso porque é durante o sono que ocorre a regeneração celular do organismo e a fixação da memória. Assim, é pelo sono que conseguimos consolidar nossos aprendizados e nos recuperar para o dia seguinte.
Dessa forma, a gestão do tempo e produtividade é necessária em todos os aspectos do nosso dia a dia, desde a hora que acordamos, o tempo que organizamos nossas tarefas, até o tempo reservado para o descanso.
Inicialmente, pode parecer um pouco complicado. Mas, para obter resultados e conseguir manter uma rotina saudável entre trabalho e estudos, é essencial gerir seu dia.
Após saber mais sobre gestão do tempo e produtividade, o que acha de compartilhar este conteúdo com alguém com a mesma dificuldade?