Enade: dicas para diminuir a ansiedade na véspera da prova

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

exame do Enade tem o intuito de avaliar o desempenho dos alunos matriculados em cursos de graduação, sendo possível verificar o nível de conhecimento que possuem dentro da área de estudo escolhida por eles.  

Separamos 4 dicas para diminuir a sua ansiedade na véspera da prova:

1-)Descanso:

Descanse bem antes da prova. Isso irá te ajudar a manter sua mente tranquila permitindo absorção dos conteúdos.

2-)Exercícios respiratórios:

Respirar de forma lenta e com tranquilidade, se permitindo escutar a respiração. Essa técnica irá te auxiliar sair do foco e acalmar sua mente.

3-)Lazer:

Aproveite o dia para escutar músicas, fazer um alongamento, uma atividade esportiva e até assistir a um filme.

4-)Meditação:

Isso não significa exercitar apenas a meditação propriamente dita, mas optar por atividade em que você consiga se colocar em um local silencioso, podendo escutar sua respiração, deixando assim sua mente mais leve e com pensamentos mais organizados.

Atenção!

  • Autossabotagem: nada de agir contra si mesmo. Ou seja, atrapalhar as próprias tarefas. Se você estudou para a prova, confie que está apto (a) para se dedicar ao exame.
  • Inseguranças: é normal se sentir inseguro(a) diante de alguma prova. É importante lembrar que o ENADE é um momento de avaliar o conteúdo que você aprendeu e internalizou ao longo da graduação, e também uma nova experiência a ser acrescentada em sua trajetória acadêmica e profissional.
  • Visão pessimista: ‘Para que fazer esta prova? Não vou conseguir fazer’. ‘Esta prova não vai me ajudar em nada’. ‘Todos dizem que provas não avaliam nada, não vou fazer’. Esses são pensamentos e falas comuns aos estudantes. Porém, o ENADE é uma ferramenta de avaliação e aprendizado. Inclusive, sendo um bom termômetro para autoavaliação das seus conhecimentos .

Assista ao vídeo com mais informações sobre o exame do ENADE

Por fim, confira o “Guia Completo”, que preparamos para você: clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios