Dialógo com os vencedores do Prêmio Nobel da Paz

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O Ibmec SP, em parceria com a União Europeia, irá promover o evento “Dialógo com os vencedores do Prêmio Nobel da Paz”, no dia 15/03, a partir das 11h, com Pavel Andreyev, membro do Conselho da ONG MEMORIAL; Kirill Martynov, chefe de redação do jornal Novaya Gazeta; Konstantin Eggert, ex-chefe da sede de Moscou da BBC.

Importante: a União Europeia irá trazer tradutores.

Palestrantes

Kirill Martynov
CHEFE DE REDAÇÃO
DO JORNAL «NOVAYA GAZETA EUROPE»
Representa o jornal independente mais antigo e com maior alcance da Rússia, o “Novaya Gazeta”, do qual foi sub-chefe de Redação, tendo trabalhado lado a lado com o chefe de redação, Dmitri Murátov. Em 2021, Murátov recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizou no Novaya Gazeta, tendo salvaguardado a liberdade de expressão.
O Novaya Gazeta é célebre pela sua cobertura investigativa, objetiva e, frequentemente, crítica de temas políticos e sociais na Rússia.

Os seus jornalistas reportaram ativamente as duas guerras sangrentas que decorreram na Chechénia, localizada no sul da Rússia. Desde o ano de 2000, sete destes jornalistas foram assassinados em função do cumprimento do seu trabalho profissional, entre eles Anna Politkóvskaya (que foi reconhecida com vários prêmios internacionais, incluindo o Prêmio Global de Jornalismo de Direitos Humanos da Amnistia Internacional).

Em 2022, um mês após se ter iniciado a invasão russa da Ucrânia, o governo
russo suspendeu o sítio Web do Novaya Gazeta e proibiu quaisquer publicações tanto em formato online como impresso, obrigando o jornal a encerrar sob a acusação de propagação de notícias falsas.

Konstantin Eggert
JORNALISTA INDEPENDENTE E COMENTADOR POLÍTICO RUSSO
Também apresenta o programa de entrevista em russo, «Trending». Entre 2016 e 2018, trabalhou para a TV Rain, um inovador canal televisivo independente da Rússia. Trabalhou, ainda, para o Kommersant, o grupo de meios de comunicação mais antigo da Rússia, e no setor empresarial.

Entre 1998 e 2009, trabalhou para o Serviço Mundial da BBC e, entre 2002
e 2009, serviu funções como Chefe do Gabinete de Moscovo do Serviço Russo da BBC.

Em 2008, recebeu uma condecoração por parte da Rainha Isabel II, tendo sido nomeado como Membro Honorário da Ordem do Império Britânico (MBE). Licenciou-se (summa cum laude) no Instituto de Estudos Asiáticos e Africanos da Universidade de Moscovo, onde estudou a língua árabe e a história do Médio Oriente. Fala inglês, francês e árabe.

Pavel Andreyev
MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ONG «MEMORIAL»
Em 2022, a Memorial foi reconhecida com o Prêmio Nobel da Paz. Fundada em 1987, na antiga União Soviética, esta ONG assume como objetivos a investigação histórica e a defesa dos direitos civis, operando atualmente na Rússia e em várias ex-repúblicas soviéticas. Um dos seus fundadores foi Andrei Sajarov, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1975.

Durante os seus primeiros anos, a Memorial documentou os casos de vítimas de crimes cometidos durante a era estalinista. Após a dissolução da União Soviética em 1991, continuou o seu trabalho com especial foco nas violações de direitos humanos que decorriam na Rússia.

Durante as duas guerras da Chechénia, a Memorial recolheu informações relativas a abusos e crimes de guerra cometidos contra a população civil. A chefe do gabinete da Memorial na Chechénia, Natalia Estemirova, foi assassinada pelo papel que desempenhou neste trabalho.

Em 2016, o governo russo declarou a Memorial como agência estrangeira, e, em 2021, o Supremo Tribunal da Federação da Rússia ditou que a «Memorial International», uma parcela da ONG dedicada à investigação das purgas cometidas na época da União Soviética, seria extinguida por ter defendido os direitos de indivíduos que, alegadamente, se encontravam vinculados a organizações terroristas.

Em 2022, um mês após o arranque da invasão russa à Ucrânia, o governo russo declarou a Memorial como organização ilegal, tendo-se apropriado dos seus escritórios à força. Em outubro de 2022, horas depois de estar em circulação o anúncio de que a Memorial tinha conquistado o Prêmio Nobel da Paz, a justiça russa ordenou a apreensão oficial da ONG.

Contexto do evento

Em 10 de dezembro de 2012, a União Europeia (UE) venceu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento de mais de 60 anos de paz, reconciliação e democracia. Dez anos mais tarde, a invasão da Ucrânia pela Rússia tornou-se a crise geopolítica e humanitária mais crucial da Europa.

Os efeitos desta crise estão a ser sentidos a grande distância da Europa, mesmo na América Latina e Caraíbas (ALC). Esta realidade gerou um interesse crescente na região em receber mais informação sobre os desenvolvimentos e também desencadeou discussões sobre conceitos-chave como paz, direitos humanos e democracia.

O evento “Diálogo com os vencedores do Prêmios Nobel da Paz” irá contextualizar a Rússia contemporânea.

Serviço:

  • Evento: “Dialógo com os vencedores do Prêmio Nobel da Paz”;
  • Data: dia 15/03;
  • Horário: às 11h;
  • Palestrantes: Pavel Andreyev, membro do Conselho da ONG MEMORIAL; Kirill Martynov, chefe de redação do jornal Novaya Gazeta; Konstantin Eggert, ex-chefe da sede de Moscou da BBC.
  • Local: Auditório do Ibmec – 1º andar.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios