A História das Relações Internacionais, ontem e hoje

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Ibmec recebe, nos dias 19 e 21 de Setembro, o lançamento do livro “Curso de História das Relações Internacionais”, dos autores Lier Pires Ferreira, Renato Salgado Mendes e Ricardo Basílio Weber.

Além dos autores, estarão entre os convidados, Marcos Lemos, Reitor do Ibmec Rio, Marcelo Mello, Pró-Reitor do Ibmec Rio e os Professores do Ibmec, José Luiz Niemeyer Filho, Christiane Itabaiana Martins Romêo, Renato Galeno.

A História das Relações Internacionais, ontem e hoje
Lançamento do livro “Curso de História das Relações Internacionais”

19 de Setembro – 10h às 12h
Ibmec Centro – Auditório

Lier Pires Ferreira – Pós-Doutor em Direito – Univ. de Salamanca, Espanha. Mestre em Relações Internacionais – PUC/RJ. Graduado em Direito – UFF. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais – UFF. Formado pelo CAEPE/ESG. Professor Titular do Ibmec, Fiurj e CP2. Pesquisador do LEPDESP/UERJ/ESG e do NuBRICS/UFF. Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/RJ. Comentarista ad-hoc de política no Jornal do SBT/Rio. Autor/organizador, dentre outras obras, de: Estado Globalização e Integração Regional (2003); Direito Internacional, Petróleo e Desenvolvimento (2011); Sociologia em Movimento (2018); Escolas e Teorias de Relações Internacionais (2021); Curso de História das Relações Internacionais (2022).


Christiane Itabaiana Martins Romêo – Doutora e Mestre em Ciência Política – IUPERJ, atual IESP-UERJ. Graduada em Ciências Sociais – UFF. Graduada em Direito – PUC/RJ. Professora do Ibmec/RJ e da EPGE/FGV-RJ. Co-autora do Curso de História das Relações Internacionais (2022)


Ricardo Basílio Weber – Pós-doutor em Ciência Política – UFF. Doutor em Política Internacional – PUC/RJ. Mestre em Ciência Política – UFF. Bacharel em Ciências Sociais – UERJ. Doutorando em Direito, Negócios e Instituições – UFF. Foi professor e coordenou cursos de graduação no Ibmec-RJ e no IUPERJ/UCAM. Autor/organizador de: Escolas e Teorias de Relações Internacionais (2021) e do Curso de História das Relações Internacionais (2022)


A História das Relações Internacionais, ontem e hoje
Lançamento do livro “Curso de História das Relações Internacionais”

21 de Setembro – 15h30 às 17h30
Ibmec Barra – Salas Design Thinking – 3º andar

José Luiz Niemeyer Filho – Pós-Doutor em Ciência Política – UNICAMP. Doutor em Ciência Política – USP. Graduado em Economia – PUC/SP. Formado pelo CAEPE/ESG. Professor Titular e Coordenador do Curso de Relações Internacionais do Ibmec/RJ. Professor do Programa de Mestrado em Economia do Ibmec/RJ. Comentarista ad-hoc de Relações Internacionais na Globo News. Ex-professor visitante da Universidade de Coimbra e da Universidade de Calgary. Ex-pesquisador do Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégia da Universidade de São Paulo – NAIPPE/USP. Ex-Consultor da Jane’s Information Group, Grã-Bretanha. Co-autor do Curso de História das Relações Internacionais (2022).


Renato Galeno – Doutor em Ciência Política – UFF. Mestre em Relações Internacionais – UFF. Bacharel em jornalismo – UFRJ. Professor do Ibmec-RJ. Autor/organizador de: Escolas e Teorias de Relações Internacionais (2021) e do Curso de História das Relações Internacionais (2022).


Glauber Carvalho – Professor de Relações Internacionais e Economia da Universidade Estácio de Sá. Co-autor do Curso de História das Relações Internacionais (2022).