Inicialmente criado para avaliar o desempenho dos alunos no ensino médio, o exame ganhou tanta notoriedade que fez com que as melhores instituições de ensino superior do país adotassem a prova como método de ingressar em seus vestibulares.
Quem está pensando em entrar na faculdade e fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), poderá usar a nota para participar de diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior, em universidades públicas e privadas de todo o país. Se você fez o Enem 2020, existem quatro possibilidades para ingressar no ensino superior utilizando o desempenho no Exame e, na maioria delas, nem é preciso fazer provas do Vestibular.
Deseja saber mais sobre esse assunto e entender como o seu resultado no exame pode oferecer a oportunidade de entrar na faculdade? Confira este artigo que preparamos!
Como usar a nota do ENEM para ingressar em uma faculdade?
Passou pelo ensino médio sonhando com o curso que gostaria de fazer na faculdade? Fez a prova do ENEM com está com boas expectativas? Tirar uma boa nota é essencial para conseguir usá-la como ingresso para um bom curso superior, portanto, se você se preparou para esse momento, é hora de comemorar e pensar nas suas oportunidades!
Veja abaixo como usar a nota do ENEM para aproveitar um bom curso superior:
Ingresso direto
Muitas instituições de ensino privado já aceitam a nota do ENEM como substituição à do vestibular, e então permitem ao aluno que atingiu a nota estipulada a entrar no curso desejado. A nota mínima exigida varia de um curso para outro e de uma universidade para outra. É rápido, simples e não requer maiores preocupações ou comprovações por parte do candidato.
Vale mencionar que muitas universidades e faculdades aceitam todas as edições do exame que foram realizadas a partir de 2010, ou seja, não necessariamente você precisa ter feito a prova em 2018 para tentar o ingresso em 2019. Uma boa oportunidade, não é mesmo?
Outras formas de ingresso por meio da nota do ENEM
ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas em todo o Brasil. O programa é gratuito e totalmente informatizado, utiliza apenas a nota do Enem para classificar os candidatos a uma bolsa de 50% ou 100%. O ProUni é direcionado a estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e que ainda não tenham um diploma de nível superior. Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que utiliza a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em uma universidade pública. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano, não há limites de renda para participar da seleção, os únicos requisitos é ter feito as provas do Enem no ano anterior e não ter zerado na redação.
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que concede financiamento a juros baixos para começar a pagar a faculdade só depois de formado. A partir de 2015, o FIES passou a exigir que os estudantes apresentassem a nota do Enem, de forma obrigatória para todos aqueles que concluíram o Ensino Médio a partir de 2010. Atualmente, quem optar por áreas de maior prioridade, como a docência, saúde e engenharias, tem mais chances de conseguir um financiamento pelo FIES.