O Ibmec SP obteve nota 5, a máxima, no reconhecimento do seu curso de Ciências Econômicas, concedido pelo MEC – Ministério de Educação.
“O curso de Ciências Econômicas da Faculdade Ibmec São Paulo teve sua primeira turma iniciada em 2018 e conquistar agora este reconhecimento com nota 5 é coroar e atestar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem da nossa escola e curso. É mais um curso da nossa Instituição colhendo todo o trabalho realizado desde o momento de sua autorização” – Kevin Campos, coordenador da área de Regulação e Avaliação do Ibmec.
De acordo com o coordenador, após o processo de autorização dos cursos, a instituição precisa ter o reconhecimento deles, sendo esse o momento para mostrar ao Ministério da Educação que as promessas feitas, no sentido dos níveis de excelência e entrega planejados, de fato, foram e são entregues aos alunos e a comunidade acadêmica.
“Obter o conceito 5 de reconhecimento de curso é realmente ter uma “validação” de que estamos no caminho certo na entrega de experiências únicas no processo de ensino e de aprendizagem dos nossos alunos”, enaltece Carla Gonçalves, diretora-geral do Ibmec SP.
“Essa conquista reflete não apenas a excelência acadêmica do curso de Ciências Econômicas, mas também o dedicado empenho dos alunos e a qualidade inquestionável dos docentes, consolidando o Ibmec São Paulo como referência no ensino de Economia”, declara Danilo Santos, coordenador do curso no Ibmec SP, campus Paulista.
Já para Rodrigo Araújo, coordenador do curso no campus Faria Lima, a nota 5 do MEC é resultado direto do excelente desempenho dos professores em sala de aula e da conexão do curso de Ciências Econômicas do Ibmec SP com o mercado por meio do Hubs.
“Além disso, contribuíram enormemente o trabalho da coordenação-geral e do nosso time de regulatório que soube organizar e tornar acessíveis as evidências do nosso desempenho para os avaliadores”, explica ele.
Quais critérios são avaliados nessa validação do curso?
Alguns fatores são determinantes para que a instituição de ensino superior obtenha esse reconhecimento, sendo eles:
- formação do corpo docente;
- grade curricular;
- qualificação da infraestrutura, tais como biblioteca e os laboratórios.
Como é feito o processo de reconhecimento?
Contudo, é importante explicar, o reconhecimento de curso é composto por um fluxo processual com diversas etapas:
- avaliação in loco (na Instituição), que resulta em um relatório da comissão de avaliadores, que tem a atribuição de um Conceito de Curso – CC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória e o 5 a nota máxima.
- para a avaliação foi considerado, respectivamente, três dimensões: dimensão 1 (Organização didático-pedagógica) que tem peso 30; a dimensão 2 (Corpo Docente e Tutorial) com peso 40, e a dimensão 3 (Infraestrutura) com peso 30.
Quer saber mais sobre o curso de Ciências Econômicas do Ibmec? Clique aqui.