A crescente necessidade estratégica de produzir em uma sociedade digital expande as opções de pós-graduação focada em tecnologia. Um cenário que tem impulsionado o campo do Business Intelligence (BI) a se tornar uma área atrativa. Ela vem sendo central em diversos setores e em praticamente todos os tipo de negócios. O BI é uma disciplina que envolve a coleta, organização, análise e interpretação de dados para oferecer insights valiosos e embasar decisões fundamentadas. Nesse contexto, profissionais especializados em BI são cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Álvaro Barros, professor e mestre em engenharia com foco em Inteligência Artificial traz a perspectiva sobre este mercado para quem está de olho na inovação.
Explicando o que é Business Intelligence (BI)
Business Intelligence é a disciplina que permite transformar dados brutos em informações valiosas. Uma expertise que proporciona uma visão mais clara e uma compreensão mais profunda do negócio. Dessa forma, torna-se possível a tomada de decisões estratégicas de maneira mais assertiva e embasada.
Na prática, explica o professor, ela é um conjunto de estratégias e tecnologias usadas para a extração, transformação e análise de dados. Engloba várias ferramentas, aplicações e metodologias que permitem às empresas coletar e preparar dados de sistemas internos e externos. Uma lógica que permite desenvolver relatórios e painéis para disponibilizar os resultados analíticos para os tomadores de decisões. Isto é, transforma dados brutos em informações acionáveis.
“O principal objetivo do BI é ajudar os tomadores de decisões a tomar decisões de negócios mais bem informadas. O BI torna possível interpretar e entender grandes volumes de dados, identificar tendências, problemas e oportunidades, e desenvolver estratégias futuras.” complementa Álvaro.
O termo “intelligence” no contexto de Business Intelligence está relacionado à capacidade de transformar dados em conhecimento significativo. Por isso, profissionais de Business Intelligence (BI) podem desempenhar um papel crucial em várias áreas dentro de uma empresa. Ainda que haja setores específicos onde esses profissionais são mais encontrados, seus conhecimentos são aplicados em diversos departamentos.
Business Intelligence e as possibilidade do mercado de trabalho
A demanda por profissionais de Business Intelligence (BI) está crescendo rapidamente. Uma série de fatores influencia esta conjuntura, mas a principal delas é que todo nosso comportamento no mundo atual gera dados. Seja pelo uso das redes sociais, o CPF na nota do mercado, as compras via cartão, todos os seus passos são rastreados.
Vivenciamos uma explosão no volume e na complexidade dos dados disponíveis. Com o avanço da tecnologia digital e a digitalização de processos, as empresas estão gerando uma quantidade imensa de dados a cada dia. Lidar com essa enorme quantidade de informações requer expertise em BI. Seja para coletar, organizar e analisar os dados de forma eficaz, é preciso alguém que obtenha insights sobre eles.
Com isso, a formação desse profissional foi se tornando cada vez mais praticável. A estruturação de cursos e pós-graduação focada em tecnologia e na inteligência estratégica abriram muitas portas. As ferramentas e plataformas de BI são cada vez mais acessíveis e fáceis de usar. Isso significa que as empresas de todos os tamanhos e setores podem adotar soluções de BI. Independentemente do seu nível de sofisticação tecnológica. Consequentemente, diferentes negócios estão atentos à crescente conscientização sobre a importância dos dados como um ativo estratégico nas organizações. As empresas estão percebendo que possuem uma quantidade significativa de dados valiosos que podem ser aproveitados para obter uma visão aprofundada do seu negócio. Esse reconhecimento impulsiona a demanda por profissionais de BI qualificados que possam ajudar as empresas.
“O mercado de BI tem crescido rapidamente nos últimos anos, à medida que as empresas reconhecem o valor dos dados para tomar decisões melhores. Como resultado, há uma grande demanda por profissionais qualificados em BI. Exatamente no dia de hoje, o site Catho apresenta 4.473 vagas que requerem o conhecimento de Business Intelligence.” comenta o professor.
A tendência da tendência Business Intelligence
De acordo com Álvaro, especialista neste assunto, atualmente a principal tendência é a utilização de Inteligência Artificial (IA). A IA está sendo usada cada vez mais em BI para automatizar tarefas, fornecer insights mais profundos e melhorar a tomada de decisões. Por exemplo, a IA pode ser usada para identificar padrões nos dados, prever tendências e recomendar ações. Junto com o Big Data, que é um termo usado para descrever a quantidade enorme e complexa de dados que as organizações estão gerando hoje.
Logo, BI pode ser usado para analisar Big Data e identificar insights que podem ser usados para melhorar os negócios.
“Ainda um pouco na área de IA, a análise preditiva é um tipo de análise de dados que usa modelos estatísticos para prever o futuro. BI pode ser usado para aplicar análise preditiva a dados históricos para prever tendências e identificar oportunidades.” complementa.
O que você precisa saber para se aventurar no campo
Álvaro comenta que, em sua experiência em sala de aula, ele já viu perfis diversos estudando o assunto. São perfis bem heterogêneos, porém, com uma maior incidência de alunos que desejam ascender na área de gestão.
O Business Intelligence é relevante para muitos campos e funções de negócios. Principalmente, mas não apenas, profissionais de tecnologia da informação, ciência da computação, análise de dados que desejam aprofundar seus conhecimentos. Mas também, profissionais de negócios como marketing, finanças, vendas, operações que buscam ter uma maior compreensão sobre sucesso no mundo contemporâneo.
“Alunos que se saem bem no curso de BI são frequentemente muito curiosos, querem entender “o porquê” por trás dos dados.” salienta o professor e mestre em engenharia.
MBA em BI & Data Science: uma formação para quem se diferencia
O curso Ibmec sobre BI e Data Science foi desenvolvido para capacitar os alunos nas mais modernas metodologias e ferramentas de Big Data. Buscamos proporcionar uma visão abrangente de negócios e empreendedorismo, com muita mão na massa. Você se tornará um profissional apto a liderar equipes de forma eficiente, utilizando as melhores práticas e insights derivados dos dados.
Nossa proposta é atender a profissionais de diversos ramos que desejam continuar ou migrar para uma atuação em BI e Data Science. Por isso, independentemente da sua formação, nosso curso é projetado para impulsionar sua carreira e abrir novas perspectivas. Para tirar dúvidas entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre nossa pós-graduação focada em tecnologia.